Arquitetura religiosa, de origem seiscentista, alterada no séc. 19. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e sineira adossadas à fachada lateral direita, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço, de madeira, assente sobre cornija de granito, iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga reta e janelão de iluminação do coro-alto. Fachadas com cunhais de cantaria, firmados por pináculos, rasgadas por vãos retos com molduras simples. Sineira com remate plano, rasgada por ventana em arco de volta perfeita a que se acede por escadaria de granito adossada à fachada lateral. Interior com coro-alto e batistério. Arco triunfal em arco de volta perfeita, de granito. Retábulo-mor de talha pintada, de planta reta e três eixos.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e sineira adossadas à fachada lateral direita, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e capela-mor e três águas na sacristia. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos bojudos, e rematadas em frisos e cornijas sobrepostas por beiral simples. Os vértices das empenas apresentam cruzes latinas sobre plintos de perfil curvo, sendo, na principal, almofadado. Fachada principal virada a S., rematada em empena e rasgada por portal de verga reta com moldura simples, encimada por tabela de remate curvo sobreposta por fragmentos de cornija curvos e contracurvos, seguidos de janela de verga reta com moldura de granito simples, com vitral. No lado direito, apresenta sineira com remate em cornija plana, sobreposta por beiral também plano, enquadrada por cunhais apilastrados, rasgada por ventana de volta perfeita, com sino. Fachada lateral esquerda rasgada por duas janelas retilíneas de molduras simples e porta travessa na nave e duas janelas semelhantes na capela-mor. Fachada lateral direita rasgada por duas janelas na capela-mor e por porta travessa, porta de acesso ao coro-alto e duas janelas retilíneas de molduras simples na nave; é a fachada marcada pelas escadas de granito, de dois lanços, com guardas em ferro, que dão acesso à sineira e coro-alto, e pelo corpo da sacristia, este adossado à capela-mor, remata em cornija reta, e é rasgado por vãos de verga reta, com molduras simples, protegidos por grades de ferro, sendo uma janela na fachada N., duas janelas na fachada E. e porta na fachada S.. Fachada posterior com empena rasgada por pequena janela retangular, com moldura simples, protegida por grades de ferro. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão azul sobre fundo branco, tendo tetos de madeira, em abóbada de berço, seccionados pelos travejamentos e assentes em cornijas de granito; pavimento em tijoleira industrial. Coro-alto em madeira, com guarda em balaustrada pintada de branco, com acesso pelo exterior por porta de verga reta, no lado da Epístola. Sob o coro alto, lado da epístola, batistério de perfil curvo, em arco de volta perfeita de granito, cerrado por grades de ferro; é constituído por pedestal de granito, sobre o qual assenta a pia batismal, em mármore, em forma de taça. Do arco pende cortina de tecido. Do lado do evangelho, à esquerda da porta travessa, surge adossada à parede, mísula de granito que sustenta imagem. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras com impostas salientes, em cantaria e com as juntas pintadas de branco. Capela-mor elevada e vencida por um degrau, tendo na parede testeira sobre supedâneo de três degraus, etábulo-mor de talha policroma a branco, bege, azul e dourado, de planta reta e três eixos definidos por duas pilastras exteriores e duas colunas centrais, sendo as colunas de fuste liso, pintado com fingidos marmóreos, com capitel jónico dourado e as pilastras pintadas de bege, com bordadura branca e remate com capiteis também dourados; no eixo central abre-se tribuna em arco curvo, interiormente coberta por abóbada de berço, com o fundo pintado com nuvens e cabeças de anjos; alberga trono expositivo com quatro degraus galbados, decorados com motivos vegetalistas dourados, encimado por resplendor e cartela com o monograma IHS. Os eixos laterais têm painéis pintados de azul, envolvidos por motivos fitomórficos dourados, sobrepostos por mísulas de perfil curvo, sustentando imaginária; ático composto por espaldar curvo, decorado no remate superior por elementos vegetalistas dourados. Ao centro apresenta cartela circular, envolvida por filete dourado e decorada por folhas de acanto, sobreposta por cornija contracurva, sustentada por pilastras. Sotobanco formado por painéis decorados por elementos vegetalistas e filiformes, dourados, integrando ao centro sacrário dourado, decorado com folhas de acanto e concheados, rematado pela imagem de Cristo Crucificado. Banco com as portas de acesso à tribuna tendo painel recortado com concheados. Altar em forma de mesa.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; cornijas, frisos, cunhais, embasamento, cruzes, plintos, peanhas; modinaturas, pináculos e degraus em cantaria de granito; pavimentos em mosaico industrial; coberturas em madeira, revestidas exteriormente a telha cerâmica; coro-alto de madeira; mesa de altar, ambão e arcaz de madeira; lambril de azulejos; batistério com elementos em granito; pia batismal em mármore, retábulo de talha pintada; portas de madeira, grades de ferro.
Observações