Portal de Cidadania

Capela de Nossa Senhora da Lapa

Capela de Nossa Senhora da Lapa

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora da Lapa encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Aldoar no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Capela de reconstrução oitocentista neobarroca, de planta rectangular e massa simples. Fachada principal entre pilastras, rematada por frontão triangular encimado por cruz. Nas extremidades dois pináculos piramidais. Portal de verga recta encimado por janela rectangular. No frontão, cartela com iniciais, ladeada por palmitos entrelaçados, sobrepujada por flor de lís invertida. A unir as duas fachadas, inscrição no entablamento, com as datas de edificação e reedificação.

Planta rectangular, de massa simples, com cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal com pilastras nos extremos, voltada a O., rematada por frontão triangular simples, encimado por cruz de granito. Nas extremidades dois pináculos piramidais. O portal principal de verga recta é encimado por uma janela rectangular, prolongando-se as ombreiras em linha curvílinea até à base do frontão. A reafirmar este eixo, insere-se no tímpano do frontão uma cartela oval saliente, com as iniciais sobrepostas "AM", ladeada por dois palmitos entrelaçados na base. Sobre a cartela uma flor de lis invertida. A fachada lateral, apoiada num embasamento de granito, orientada a S. encaixa-se entre pilastras. Encostada à linha de entablamento, no canto esquerdo, uma janela de guilhotina de verga recta e um pequeno campanário integrado na parede de arco abatido. No entablamento, a unir as duas fachadas, e uniformemente distribuída, inscrição que informa a sua construção e reedificação. No INTERIOR, retábulo dedicado ao orago.

Materiais

Paredes em alvenaria de granito rebocadas pelo interior e exterior; cobertura revestida a telha de barro tipo marselha; revestimento do pavimento em soalho de madeira; caixilharias em madeira pintadas.

Observações

Para as despesas de manutenção do culto os antepassados de Manuel da Silva Monteiro e Rosa Albina Portela agregaram as casas contíguas para obtenção de rendas. Não foi possível o acesso ao interior do imóvel. A chave está com o filho do proprietário, o Arquitecto Jordão Felgueiras. O nº 496 que confronta com a Capela pertence ao mesmo proprietário.