Portal de Cidadania

Edifício do Centro Republicano de Gouveia

Edifício do Centro Republicano de Gouveia

O ponto de interesse Edifício do Centro Republicano de Gouveia encontra-se localizado na freguesia de Gouveia no municipio de Gouveia e no distrito de Guarda.

Arquitectura cultura e recreativa, do séc. 20. Edifício bastante simples, eminentemente funcional, construído com fins culturais, de planta rectangular simples, evoluindo em vários pisos, adaptando-se ao desnível do terreno, com fachada principal simétrica, composta por eixo central com dois pisos e dois corpos laterais, com apenas um; remata em amplo frontão semicircular. É rasgado uniformemente por janelas em arco abatido, que, no segundo piso, abrem para uma sacada comum. A fachada posterior remata em empena simples, possuindo algumas janelas geminadas, com molduras comuns. Interior com lojas de restauração no piso inferior, com acesso individualizado, tendo, no superior, ampla sala, com acesso por escadas, a partir de portal lateral. Possui várias dependências, com acesso por corredores centrais.

Planta rectangular simples, de dois e quatro pisos, adaptando-se ao desnível do terreno, a zona central mais elevada, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na zona central e a três nas alas laterais. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, percorridas por faixa pintada de branco, criando falso embasamento, e rematadas por friso de betão. Fachada principal simétrica, composta por corpo central mais alto e ligeiramente avançado, de dois pisos e duas alas laterais de um piso, correspondentes a lojas. Corpo central com cunhais de cantaria, com as faces frontais rebocadas e pintadas de amarelo com faixas externas a branco, rematados por folhagem estilizada invertida e por falso merlão(?) quadrangular; remata em friso e cornija, sobre o qual evolui platibanda plena lateral e empena curva, flanqueada por pequenos pilares e contendo a inscrição: "ASSOCIAÇÃO DE SOCORROS MÚTUOS / DOS / ARTISTAS E OPERÁRIOS DE GOUVEIA". É rasgada por vãos dispostos simetricamente, em arco abatido e moldura comum de cantaria na zona superior, correspondentes, no primeiro piso, a porta, flanqueada por duas janelas rectangulares longilíneas, e por duas janelas de peitoril; sobre o portal, dois medalhões circulares, com moldura saliente pintada de branco, representando duas figuras dispostas a três quartos, identificadas como sendo "D. AMÉRICA", no lado esquerdo, e "BOTTO MACHADO", no oposto; sobre estes, uma inscrição a dourado: "CENTRO REPUBLICANO / PEDRO BOTTO MACHADO". No andar superior, rasgam-se três janelas que abrem para sacada única, em cantaria e com guarda vazada de ferro forjado. As alas laterais são semelhantes, repetindo o módulo central do corpo proeminente, com portal flanqueado por janelas rectangulares longilíneas. Fachada laterais são semelhantes, de três pisos, rasgadas, nos corpos das alas, por duas janelas no piso intermédio e por uma no extremo direito do superior; o corpo central é cego, tendo, no lado esquerdo, chaminé rectangular simples. Na fachada lateral direita, aproveitando o desnível, rasga-se, na zona sob o logradouro, porta de verga recta, encimada por janela jacente, com caixilhos em alumínio. A fachada posterior com quatro pisos na zona central e três nas alas, é rasgada regularmente por vãos em arco abatido, excepto no inferior, de verga recta, onde surge porta e duas janelas de peitoril; no corpo central, surgem nos três pisos superiores, duas janelas de varandim e uma de peitoril, aparecendo, em cada uma das alas, duas janelas em cada um dos dois pisos. INTERIOR com corredor cental que acede a escadas estreitas, que ligam aos andares superiores; pavimentos em soalho e cerâmicos, com tectos planos de estuque. Segundo piso com sala única com tecto plano.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista de tijolo e cantaria de granito, rebocadas e pintadas; modinaturas, cunhais, embasamento, pilares do portal do átrio em cantaria de granito; átrio fechado por grades metálicas com porta do mesmo material; pavimentos em madeira e ladrilho cerâmico; janelas com caixilharia de alumínio e vidros simples; telhado com telha de aba e canudo.

Observações