Portal de Cidadania

Capela de Santo António

Capela de Santo António

O ponto de interesse Capela de Santo António encontra-se localizado na freguesia de Vila Nova de Tazem no municipio de Gouveia e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, barroca e rococó. Capela de planta longitudinal simples, de espaço único, com cobertura novecentista, em falsa abóbada de berço de madeira, uniformemente iluminada por duas janelas em arco abatido, rasgadas nas fachadas laterais, junto ao altar-mor. Fachada principal em empena recortada, rasgada por portal em arco abatido, rematado por espaldar. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, encimados por fogaréus, a lateral esquerda com porta travessa em arco abatido. Interior com retábulo de talha dourada e policroma, rococó, de planta convexa e um eixo flanqueado por nichos, com profusa decoração fitomórfica e de concheados, rematado por fragmentos de frontão e espaldar.

Planta longitudinal simples, de espaço único, de disposição horizontal e cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinza, flanqueadas por cunhais apilastrados, encimados por plintos paralelepipédicos, que sustentam fogaréus, rematadas em friso e cornija. Fachada principal rematada em empena recortada e interrompida por volutas, tendo, no vértice, cornija de perfil curvo, que sustenta plinto galbado e cruz latina, envolvida por resplendor. É rasgada por portal em arco abatido, com moldura de cantaria, volutada nos ângulos, os superiores com brincos fitomórficos, possuindo espaldar curvo, rematado por cornija e contendo painel pentagonal ornado por flor de seis pétalas; o portal possui porta de duas folhas de madeira pintada de verde, almofadadas. No lado esquerdo, uma estrutura metálica sustenta uma sineta. Fachada lateral esquerda rasgada por porta travessa em arco abatido e moldura recortada, rematada por pequeno friso boleado, protegida por porta de uma folha de madeira pintada de verde, almofadada; na zona do altar-mor, janela com o mesmo tipo de perfil e de modinatura. Sobre o portal, azulejo em monocromia, azul sobre fundo branco, comemorando o ano mariano. Fachada lateral direita com uma janela semelhante à anterior. Fachada posterior em empena, alteada relativamente à cornija, tendo cruz latina no vértice. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por azulejo de padrão geométrico, em monocromia, azul sobre fundo branco, formando silhar, tendo pavimento cerâmico e cobertura em falsa abóbada de berço de madeira pintada de azul, assente em friso do mesmo material e com tirante de madeira. Sobre supedâneo de três degraus, revestidos a alcatifa vermelha, surge o retábulo de talha pintada com marmoreados fingidos e dourada, de planta convexa e um eixo definido por duas colunas de fuste estriado e com o terço inferior marcado, de capitéis coríntios e assente em mísulas ornadas por enrolamentos e elementos vegetalistas; estas encontram-se flanqueadas por apainelados rectilíneos rematados por pequeno friso, que contêm mísulas. Ao centro, nicho de perfil contracurvado com moldura saliente, rematada superiormente por acantos, com o interior pintado de bege, contendo pequeno plinto. Remate em fragmentos de frontão, encimados por acantos, que centram espaldar recortado e rematado por cornija contracurvada, de inspiração borromínica, encimado por concheados e contendo glória de querubins e coração inflamado, tudo rodeado de resplendor; na base, sacrário embutido. Altar em forma de urna, com o frontal ornado por festões e florões, possuindo grinalda nos costados.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; cunhais, pináculos, modinaturas, cruzes em cantaria de granito; portas, tecto, tirante e retábulo de madeira; pavimento em ladrilho cerâmico; silhares de azulejo industrial; cobertura exterior em telha; supedâneo revestido a alcatifa; sineta com suporte de ferro.

Observações