Arquitectura religiosa rocócó e neoclássica. Igreja de nave única e capela-mor mais estreita, com corpos mais baixos correspondentes a sacristia, capelas e anexos nos flancos. Fachada principal composta por corpo central de dois andares e frontão triangular, ladeado por duas torres sineiras quadrangulares. Interior com tectos em abóbada de berço e paredes rebocadas e pintadas de verde. Sub-coro com dois retábulos e nave de seis tramos divididos por pilastras compósitas, que albergam quatro retábulos de cada lado. Arco cruzeiro com esmerada decoração escultórica de auriculares, voluta e flores. Retábulo-mor neoclássico, branco e dourado e monumento funerário a D. Pedro IV com caixão sobreposto por lápide. O edifício articula precoces soluções formais e espaciais neoclássicas de superfícies planas, linhas simples e vocabulário de inspiração classicizante, com elementos decorativos onde sobrevive a linguagem rocócó, patente nas molduras dos vãos do 1º andar do frontispício, nas molduras dos vãos interiores, na decoração do arco cruzeiro e cadeiral da capela-mor. Salienta-se o grande órgão de tubos, um dos maiores do país.
Planta longitudinal composta por nave única de sete tramos e capela-mor mais estreita, de dois tramos, a que se adossam torres sineiras, de planta quadrangular, junto à fachada principal e dois corpos que percorrem todo o comprimento do edifício, correspondentes a sacristia, capelas e anexos. Volumes articulados de dominante horizontal contrariada pela acentuada verticalidade das torres sineiras e com os corpos que se lhe adossam lateralmente mais baixos. Cobertura diferenciadas em telhados de duas águas no corpo principal, de uma água nos corpos laterais e em cúpula de perfil elíptico de aparelho de granito, encimada por esfera em bronze onde assenta cruz latina em ferro nas torres sineiras. Fachadas em granito aparente de aparelho regular na fachada principal e torres sineiras e em aparelho irregular nas fachadas laterais e fachada posterior. Fachada principal, a SO., de três panos definidos por pilastras. Pano central em ressalto de dois registos e os laterais correspondentes às torres sineiras, de quatro registos. Os registos são definidos por entablamentos, que se prolongam pela fachada. O pano central é rematado por frontão triangular encimado por platibanda onde se ergue, ao centro, cruz latina lanceolada assente em alto acrotérios de lados convexos e quatro imagens femininas de vulto, duas de cada lado, que representam Judite, Ester, Raquel e Sara. O tímpano apresenta pedra de armas real, encimada por coroa real fechada, envolvida por composição de ramagens. O pano subdivide-se em três, os dos extremos mais estreitos, definidos por pilastras com capitéis jónicos. Ao centro abre-se ao nível do primeiro registo porta axial de ombreiras rectas e verga em arco abatido, envolvida por moldura com enrolamentos, que se desenvolve superiormente em cartela com a inscrição OMNIA PER MANUS MARIE, e no segundo rasga-se janelão gradeado em arco pleno, que ostenta medalhão oval na base com o monograma AM, rematado por coroa régia e envolvido por festões. Nos extremos, no primeiro registo, janela gradeada rodeada por moldura semelhante à da porta principal, a que se sobrepõem dois trifólios invertidos e escalonados e cornija em arco canopial, e no segundo janelões gradeados rectangulares, mais baixos que o central e encimados por grinalda. Torres sineiras simétricas, com remate em entablamento encimado por balaustrada com duplos plintos rematados por urnas nos ângulos. Apresentam pilastras nos cunhais, as do segundo registo com capitéis jónicos. No pano frontal, no primeiro registo porta de ombreiras rectas e verga em arco abatido com moldura e cornija semelhantes às janelas do corpo central. No segundo registo duas janelas sobrepostas, de verga em arco abatido, as inferiores gradeadas, rodeadas por moldura recortada com volutas nos ângulos, rematadas superiormente por altos frontões de lanços, interrompidos por duas aspas que enquadram trifólio e as superiores rematadas por cornija recta. No terceiro registo, relógio circular envolvido superior e lateralmente por festão. O mostrador da torre NO. em cerâmica branca com ponteiros em ferro e numeração romana e o da torre SE. em cantaria. No quarto registo, as pilastras apresentam capitéis jónicos e é rasgado nas quatro faces ventanas em arco pleno com balaustrada. Fachada lateral NO., recuada em relação à torre sineira, composta por corpo de dois pisos correspondente a capelas e anexos, adossado ao corpo da nave e capela-mor, com quatro janelas e seis frestas gradeadas no piso inferior e sete janelas no piso superior. Corpo da nave e capela-mor elevado, com capela-mor ligeiramente mais estreita e três janelões em arco pleno. Fachada lateral SE. com os edifícios da escola e sacristia adossados e também composta pelos corpos de dois andares e telhado de uma água correspondentes a galerias e anexos, adossados ao corpo da nave e capela-mor, com quatro janelas rectangulares no segundo andar do corpo adossado à capela-mor. Corpo da nave e capela-mor semelhante à fachada oposta. Fachada posterior dividida em três panos. Pano central correspondente à igreja, enquadrado por pilastras dóricas e entablamento relevado onde assenta empena com óculo circular e urnas a rematar os cunhais. Apresenta seis registos, com três janelas em cada um, sendo gradeadas as janelas dos dois registos inferiores. Panos laterais, mais baixos, correspondentes aos corpos adossados, com segmentos de pilastras nos cunhais e três registos marcados por janelas em semi-círculo no andar inferior, sendo cega a do lado NO, a que se sobrepõe janela com verga em arco muito abatido e janelas incompletas e entaipadas ao nível das águas furtadas. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas a verde, pavimento em soalho de madeira com tábuas longitudinais e coberturas em abóbadas de berço, com o intradorso dos arcos torais em granito aparente, apresentando a da nave no segundo e quinto tramo janelões de arco pleno. Coro-alto, desenvolvendo-se no primeiro e segundo tramo, assente em dois arcos abatidos apoiados em pilastras dóricas. A parede fundeira é praticamente preenchida por monumental órgão de talha policroma a branco com apontamentos dourados, com 63 registos e 4307 tubos. Este envolve grande janelão central com vitral e é ladeado por outros dois, mais pequenos, de arco recortado encimado por cornija, também com vitrais. No sub-coro, desenvolvido no primeiro tramo, acesso protegido por grande guarda-vento em madeira de planta quadrangular, com pilastras jónicas nos ângulos e entablamento rematado no interior por frontão curvo. É ladeado por janelões rectangulares de verga recta, com vitrais. A ladear o guarda-vento, duas pias de água benta com taça circulares assente em pilares de granito. Nas paredes laterais do sub-coro retábulos de talha policroma a branco com apontamentos a dourado, o do lado do Evangelho dedicado a Nossa Senhora da Lapa e o do lado da Epístola a Santo António. Paredes da nave divididas em seis panos por pilastras compósitas assentes em altos plintos com confessionários em nichos de arco pleno, no alinhamento dos arcos torais da cobertura. Sobre as pilastras entablamento, prolongado nas paredes laterais da capela-mor, e encimado por varandim saliente com guarda corpos em ferro. Panos nas extremidades da nave mais estreitos albergando porta com cornija curva, a que se sobrepõe janela de sacada com varanda assente em dois modilhões, guarda corpo em madeira branca e dourada, verga ornada com concha estilizada ladeada por teoria de folhas, flores e volutas e frontão em arco contracurvado. Nos quatro panos centrais de cada parede da nave, rasgam-se capelas retabulares em arco pleno, com retábulos à face a que se sobrepõe janela de sacada semelhante à anterior, mas mais larga. No lado do Evangelho, retábulos dedicados a São João, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima e Sagrado Coração de Jesus, e do lado oposto a São Sebastião, Santa Teresinha, São José e Nossa Senhora da Conceição. Arco triunfal de volta perfeita, com pilastras coríntias de três faces assentes em plintos e decorado no arco com as armas reais ao centro, ladeadas por composição muito relevada de auriculares, volutas e flores. Capela-mor com paredes laterais simétricas de dois panos definidos por pilastra coríntia que se prolonga na abóbada em arco toral. Na parede do lado do Evangelho, no pano junto ao arco triunfal, monumento funerário a D. Pedro IV, em granito, formado por caixão com triglifos e gotas no registo inferior e tampa de dentídulos onde assenta lápide com inscrição de letras douradas sob fundo negro, ladeada por dois feixes lictóricos e rematada por entablamento com dentídulos sobreposto por urna. À esquerda da lápide, elmo com lanças cobertas de panejamentos e à direita dois escudos ovais com coroas régias albergam o escudo nacional e a esfera armilar. Na parede do lado da Epístola, no mesmo pano, cadeiral em pau-preto, ladeado por porta com cornija em arco inflectido. No segundo registo, de ambos os lados, três janelas de sacada com varandim comum em talha branca e dourada. Sendo as janelas laterais semelhantes às da nave e a janela central em arco abatido ornado com volutas e motivos fitomórficos, frontão contracurvado de lanços e mísula decorada por acantos na base e ao centro do varandim. No pano, junto ao retábulo-mor janela de sacada semelhante às da nave. Retábulo-mor em talha policroma a branco com decoração a dourado, de planta convexa e de um só eixo. Sotobanco com mesa de altar ao centro, decorada na face por pomba branca no meio de raios lanceolados dourados. Painéis laterais com moldura quadrada e dourada com ornato central em florão de oito arcos quebrados ligados entre si. Banco com templete de planta quadrada com sacrário na base e tribuna em arco pleno a albergar imagem de Nossa Senhora da Lapa sobre nuvem com cabeças de putti, que assenta em peanha com enrolamentos e putti. Cornija do templete com friso côncavo e dourado de trança, encimado por friso convexo com folhas douradas e urnas nos ângulos. Cobertura em abóbada de barrete de clérigo quadrada, revestida a escamas douradas e truncada por plinto onde repousa pomba dourada ladeada por anjos. De cada lado do templete, dois pedestais com decoração de grutescos a dourado sustentam dois pares de colunas coríntias com fustes estriados e dourados que enquadram a tribuna-mor. Colunas interiores avançadas e rematadas por entablamento com dentídulos, onde assentam quatro imagens femininas de vulo. Tribuna em arco pleno com trono de dez degraus encimado por urna, sobreposta por baldaquino semicircular. Ático com entablamento e frontão curvo, decorado no tímpano com Presépio em alto-relevo com figuras douradas, rematado ao centro por escudo oval com monograma AM rodeado de anjos. Nas extremidades do frontão, em ressalto, repousam duas figuras de vulto femininas reclinadas.
Materiais
Granito, estuque trabalhado, ferro fundido, castanho, talha dourada, vitral.
Observações
Destaca-se, no interior, um mausoléu de granito, onde se guarda o coração de D. Pedro IV, Duque de Bragança, que antes de morrer legou o coração à cidade como homenagem pela abnegação dos portuenses durante o cerco do Porto. *1 - Classificação conjunta com o Cemitério de Nossa Senhora da Lapa. *2 - A construção da igreja, que decorreu entre 1756 e 1866, seguiu o projecto de José de Figueiredo Seixas.