Arquitectura civil residencial, neoclássica. Solar com três pisos, planta rectangular simples e cobertura com telhado de quatro águas integrando mansardas. Panos murários delimitados por pilastras e cornijas. Corpo central avançado, com tripla fenestração por piso, rematado por frontão triangular. Composição regular com vãos de lintel recto e moldura saliente. Zona de serviços e lojas no piso térreo. No rés-do-chão destaca-se o átrio central, enquanto no andar a compartimentação interna é organizada por corredor. Pisos ligados por escadaria de caracol em madeira. Integra capela seiscentista autónoma e vasto logradouro com construções de arquitectura vernácula.
Edifício de três pisos, com planta rectangular simples e coberto com telhado de quatro águas, onde se elevam quatro mansardas. Na fachada principal, orientada a E., destaca-se o corpo central, um pouco avançado, integrando o portal ladeado por duas janelas, repetindo-se igual número de vãos no andar. Todos os vãos têm lintel recto e moldura saliente. Este corpo avançado é rematado por frontão triangular, que enquadra a pedra de armas. Os panos laterais, rematados por pilastras e cornija, incluem duas janelas em cada piso, com os respiradouros a acusar a existência da cave ou piso térreo semi-enterrado no solo. O alçado lateral S. apresenta um alinhamento de três janelas em cada registo. No lado oposto, e apenas ao nível do rés-do-chão, encontra-se adossado o corpo de uma das duas cozinhas. O alçado posterior apresenta a fenestração dos três pisos: as portas do piso térreo, com a escada de acesso ao balcão sustentado por arcos abatidos, as janelas de sacada do piso superior e as janelas simples do último piso. A correspondência do corpo avançado da fachada principal é marcada pelos ritmos da composição. O interior comporta quatro lojas na cave lajeada, assim como a cozinha equipada com lavadouro e bomba de água. A comunicação vertical entre os pisos é feita através de uma escada de caracol em madeira, ocupando um compartimento lateral ao átrio. No rés-do-chão observa-se uma compartimentação tripartida tendo como referência o átrio central, enquanto no 1º andar as divisões são já organizadas pelo corredor que atravessa longitudinalmente o edifício e, à excepção dos dois salões que ocupam o corpo central, existe um quarto por cada janela. O sotão é também percorrido por um corredor semelhante e possui seis compartimentos. A estrutura dos pavimentos é em madeira e os tectos são forrados, surgindo por vezes alguns pormenores decorativos ao centro. Na vasta propriedade destaca-se um enfiamento de construções anexas, às quais está adossada a Capela de Nossa Senhora da Conceição: conjugam-se celeiros, cavalariças e outras instalações destinadas aos animais e talvez a primeira casa senhorial. No alçado O. desta casa distingue-se uma varanda assente sobre arcada, observando-se ainda o alinhamento das colunas que suportavam o alpendre.
Materiais
Granito, cantaria e alvenaria; revestimento rebocado; madeira; chapa de zinco; telha marselha.
Observações
*1 - encontra-se presentemente em obras de recuperação, segundo projecto elaborado por PLARQ - Estudos de Arquitectura e Urbanismo Ldª. O município pretende utilizar este espaço como restaurante e centro de exposições.