Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal e Cadeia de Linhares

Câmara Municipal e Cadeia de Linhares

O ponto de interesse Câmara Municipal e Cadeia de Linhares encontra-se localizado na freguesia de Linhares no municipio de Celorico da Beira e no distrito de Guarda.

Arquitectura política e administrativa e arquitectura judicial. Casa da Câmara e Cadeia seiscentista ou setecentista, com planta rectangular e dois pisos. Panos murários rematados com pilastras e cornija. Fachada principal com composição simétrica: duas janelas laterais ao portal centralizado, encimado pela janela de sacada e armas reais. Vãos de lintel recto e moldura saliente. Organização do espaço interno através do átrio central e respectiva escadaria de três lanços convergentes.

Edifício de dois pisos com planta rectangular, simples mas irregular, e cobertura de duas águas. Fachada principal orientada a SE., apresentando embasamento proeminente e pilastras nos cunhais. No piso térreo abre-se o portal de lintel recto, mais largo que as ombreiras, tendo estas os ângulos superiores oblíquos. Lateralmente existem duas janelas quadradas, também com o lintel recto mais largo do que as ombreiras. No piso superior, e sobre o portal, observa-se uma janela de sacada com varanda de base rectilínea, tendo igualmente o lintel mais largo que as ombreiras e sendo encimada pelas armas reais de D. Maria I. No eixo das janelas inferiores rasgam-se a este nível outras duas janelas de moldura lisa. A fachada é rematada pela cornija. No alçado SO. abrem-se, em cada um dos pisos, duas janelas sem moldura e duas gárgulas em forma de canal. O alçado oposto apresenta apenas uma janela no andar, enquanto o alçado posterior se encontra adossado. No interior o espaço é organizado através do átrio lajeado a partir do qual arranca a escadaria. Esta é composta por um primeiro lanço de degraus de dimensão decrescente, onde convergem dois outros lanços que lhe são perpendiculares e que possuem pilares no remate da guarda. O piso térreo integra dois compartimentos laterais ao átrio e o andar superior inclui, além do salão nobre central, outros dois compartimentos similares aos do piso inferior. O pavimento do piso térreo é lajeado, sendo a cobertura constituída pela estrutura em madeira dos pavimentos superiores. No andar os tectos possuem forro em madeira e as paredes encontram-se rebocadas.

Materiais

Granito, cantaria sem revestimento; madeira; telha de cana.

Observações