Igreja paroquial de construção quinhentista, de que apenas subsiste o portal axial, de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas e assente em impostas embutidas no muro, reformada no séc. 17 e com obras profundas no final do 19, altura em que terá surgido o coro-alto e o retábulo-mor, com talha de inspiração barroca. É de planta retangular composta por nave, capela-mor, anexo e torre sineira adossados ao lado esquerdo, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço de madeira, a da capela-mor pintada com uma Adoração do Santíssimo, executada no séc. 20, e iluminada uniformemente por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais no corpo da nave e unilateralmente no da capela-mor. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de volta perfeita com a moldura formada pelas aduelas, e por janelão do coro, datável do séc. 19. Interior com coro-alto, teria pia batismal no lado do Evangelho, com púlpito que estaria isolado no templo e que foi embutido ao muro para ganhar espaço, durante obras no séc. 20, para adaptar às normas do Vaticano II com a feitura de uma mesa de altar, colocada junto ao arco triunfal. Este é de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos colaterais dispostos em ângulo, de talha pintada tardo-barroca, com os típicos remates em cornija contracurva borromínica e festões e acantos no topo. Possui várias inscrições nas portas, nomeadamente na axial e na da sacristia, com datas que remetem para obras de vulto no séc. 19. No retábulo-mor, destaca-se o sacrário, uma peça reaproveitada de uma estrutura rococó, de que subsistem as molduras encanastradas e o remate.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas ao lado esquerdo, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, rematadas em beiradas simples nas fachadas laterais, sendo em pequeno coruchéu piramidal, rebocado e pintado de branco e firmado por enorme cruz na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, exceto a principal e as faces da torre sineira, em cantaria de granito aparente com as juntas pintadas de branco, percorridas por socos de cantaria, exceto na fachada lateral direita, com faixa pintada de cinza, com os cunhais firmados por pináculos piramidais; rematam em frisos de cimento, o da fachada principal revelando o alteamento da mesma relativamente à primitiva cornija. Fachada principal virada a oeste, rematada em empena com cruz latina sobre plinto côncavo no vértice, rasgada por portal em arco de volta perfeita com moldura irregular formada pelas aduelas, assente em impostas, atualmente integradas no paramento murário, protegido por duas folhas de madeira; está encimado por janelão em arco de volta perfeita. No lado esquerdo, ligeiramente recuada, a torre sineira de dois registos definidos por frisos e cornijas, o inferior com óculo circular na face oeste, surgindo, no segundo, quatro ventanas em arcos de volta perfeita, o da face principal encimado pelo mostrador do relógio. A estrutura remata em friso, cornija e guarda vazada por óvulos, com parapeito em cantaria e pináculos piramidais nos ângulos. Fachada lateral esquerda rasgada por porta travessa e janela retilínea no corpo da nave, estando marcada pelo corpo do anexo, rasgado por fresta jacente e por porta de verga reta, rematado em dentículo e contendo inscrição. Fachada lateral direita rasgada por três janelas retilíneas, duas no corpo da nave e uma no da capela-mor. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão policromo, de feitura recente, com coberturas em falsas abóbadas de berço de madeira pintada, assentes em frisos e cornijas do mesmo material, a da nave pintada de castanho, com arranques pintados de bege, reforçada por tirantes metálicos; pavimento da nave em marmorite com corredor central em lajes. Coro-alto de madeira pintada de bege, assente em pequenos colunelos, com guarda de falsos balaústres e acesso por escadas de madeira no lado da Epístola. O portal axial está protegido por guarda-vento de madeira, pintado de bege, estando a porta travessa ladeada por pia de água-benta de granito, embutida no muro. No lado do Evangelho, o púlpito, em cantaria de granito, com bacia circular em meia laranja, assente em coluna e com guarda plena, ornada por almofadas; tem acesso por escadas no lado direito. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, flanqueado por capelas retabulares colaterais dispostas em ângulo, dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e a Nossa Senhora da Assunção (Epístola). Capela-mor com as paredes revestidas a azulejo de padrão policromo, de feitura recente, com a cobertura decorada por medalhão com moldura dourada, a representar uma "Adoração do Santíssimo". Mesa de altar em cantaria de granito, composta por dois pilares e tampo simples. Junto a este, a pia batismal em cantaria de granito. Sobre supedâneo, o retábulo-mor de talha pintada de branco, marmoreados fingidos rosa e dourado, com corpo reto e três eixos definidos por seis colunas de fuste liso e capitéis coríntios, percorridos por pequenos elementos fitomórfico, assentes em consolas, as interiores sobrepujadas por estreitas arquivoltas ornadas por motivos fitomórficos, que sustentam uma falso frontão, seccionado por aduelas, criando apainelados ornados por acantos. Ao centro, tribuna de volta perfeita e boca rendilhada, contendo peanha. Os eixos laterais formam apainelados de volta perfeita, ornados por acantos, que enquadram mísula com imaginária; na base, as portas de perfil contracurvo, de acesso à tribuna. Altar encimado por sacrário, ladeado por colunas, com o fuste parcialmente torso, que sustentam cobertura bolbosa, encimada por pelicano a alimentar os filhos.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito, parcialmente rebocada e pintada; coberturas com vigas de betão e cimento; modinaturas, impostas, pilastras, pináculos, cornijas, púlpito, pia de água benta, pia batismal, cruzes e mesa de altar em cantaria de granito; coberturas, portas, coro-alto, escadas e mobiliário de madeira; retábulos de talha pintada; cobertura exterior em telhas cerâmicas.
Observações