Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Nossa Senhora da Boa Fé

Igreja de Nossa Senhora da Boa Fé

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora da Boa Fé encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de São Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa Fé no municipio de Évora e no distrito de Évora.

Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista e rococó. Igreja paroquial obedecendo aos parâmetros que tipificam a arquitectura chã do aro de Évora, com vestígios de anterior edificação manuelina.

Edifício de planta centralizada, longitudinal, composto por templo, com galilé, nave, ábside e anexos. Coincidente o interior com o exterior. Volumes do templo articulados com as massas dispostas horizontalmente no sentido O-E e os anexos desenvolvendo-se no vector S. Cobertura homogénia, com duas águas, comum para o templo e anexos e diferenciada para a galilé e campanários, em terraço visitável. Fachada principal orientada a O. constituída pela articulação vertical dos paramentos fronteiros da galilé e da nave definindo dois pisos e pela articulação horizontal de duas torres sineiras. Rasgada por 3 vãos de arcaria da galilé, luneta circular no segundo piso e pórtico manuelino encaixado sob a galilé. Fachada orientada a S. definida pela articulação horizontal da sacristia, casa do ermitão, baptistério e dupla arcaria da galilé. Fachada orientada a N. definida pelo respectivo paramento da nave e pela dupla arcaria da galilé. Pelo interior constitui-se de nave de planta rectangular coberta de abóbada de berço e ábside de planta quadrangular com cobertura cupular.

Materiais

Alvenaria, cantaria granítica e mármore branco de Estremoz (elementos secundários), granito (portal), arco triunfal e pia baptismal em mármore (arco triunfal e pia baptismal).

Observações

EM ESTUDO