Portal de Cidadania

Igreja de Santa Maria Maior

Igreja de Santa Maria Maior

O ponto de interesse Igreja de Santa Maria Maior encontra-se localizado na freguesia de Valhelhas no municipio de Guarda e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, vernácula e barroca. Igreja paroquial de estrutura muito simples, de planta longitudinal composta por nave e coro-alto, capela-mor mais baixa e estreita, com sacristia adossada à fachada lateral direita e campanário com torre na zona posterior. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga recta e janela em capialço. Fachadas com remates em cornija, as laterais rasgadas por janelas em capialço, e a do lado esquerdo com porta travessa em arco de volta perfeita. Campanário em dois registos, o inferior cego e o superior com sineira dupla e remate em empena. Interior com coberturas em falsas abóbadas de berço abatido, a da nave com tirantes e a da capela-mor em caixotões pintados. Retábulos em talha dourada, maneirista e do barroco nacional. Pia baptismal situada no sub-coro, com taça hemisférica assente em coluna.

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais baixa e estreita, sacristia no lado direito e torre do relógio e campanário na fachada posterior, este colocado perpendicularmente, de volumes simples com disposição horizontalista, com coincidência entre o exterior e o interior, e coberturas diferenciadas de duas e quatro águas, na torre. Fachadas da nave rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento pintado de cinzento, com remates em friso e cornija em papo de rola, com os cunhais firmados por pináculos piramidais. Fachadas da capela-mor e campanário em cantaria aparente, em aparelho isódomo, com remates em cornija. Fachada principal virada a O., com portal em verga recta, moldurado e com pequena cornija, encimado por janela em capialço também moldurada e gradeada. Remata em empena com cruz sobre base no vértice. A fachada lateral direita, virada a N., mantém vestígios de embasamento irregular, em cantaria, sendo rasgada, na nave, por portal em arco de volta perfeita moldurado e com impostas salientes, surgindo, nas aduelas do arco gravada uma inscrição. No lado esquerdo, janela em capialço moldurada; no volume da capela-mor, janela com o mesmo perfil e remate em cornija sustentada por cachorrada simples. Mais recuados a torre e o campanário, a primeira cega, com enorme relógio e no primeiro registo do campanário porta dintelada, surgindo, no segundo, duas sineiras de volta perfeita com sinos, o qual remata em empena com cornija, sobre a qual surge cruz metálica e catavento. No cunhal da torre, o escudo de D. Rodrigo de Castro com seis arruelas e uma vieira *1. Os sinos ostentam as datas "1778" e "1797", tendo o relógio a data "1789". Fachada lateral direita virada a S., marcada pelas escadas e porta de verga recta de acesso ao coro-alto, surgindo, na base destas, porta com o mesmo perfil para casa de arrumos. Uma janela rasga-se na nave, tendo a sacristia porta rectilínea na face O.; campanário com escadas de granito com três lanços, onde se observa uma inscrição. Fachada posterior com janela de perfis curvos na sacristia, estrutura do campanário e parte da capela-mor. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo padrão, com cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira pintada de azul, assente em cornija pintada de castanho e com tirantes de metal, com pavimento cerâmico com corredor granítico. Todos os vãos ostentam sanefas de talha dourada e os portais são ladeados por pias de água benta hemisféricas, em forma de concha. Coro-alto de madeira com guarda balaustrada, assente em duas colunas jónicas, de fuste liso; no sub-coro, no lado do Evangelho, pia baptismal com taça hemisférica, assente em coluna de fuste liso, com tampa de madeira, junto à qual se rasga, na parede de topo, vão quadrangular, protegido por portada de madeira, para a aguarda de alfaias; guarda-vento de madeira e, confrontantes, dois confessionários. Sobre a pia de água benta da porta travessa, silhar de cantaria com a cruz de Malta gravada. Confrontantes, dois nichos vazados nas paredes, com molduras em cantaria, encerrando as imagens de Nossa Senhora de Fátima (Evangelho) e Sagrado Coração de Jesus (Epístola) *2. A ladear o arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas salientes, retábulos de talha dourada, dedicados a Cristo Crucificado e a Nossa Senhora das Dores. Sob o arco triunfal, a guarda do primitivo púlpito, circular, decorado com apainelados com motivos vegetalistas estilizados e uma epígrafe alusiva à data de construção. Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço abatida, dividida em 15 caixotões pintados com motivos de acantos, albarradas, conchas estilizadas e, no central, a representação de Deus Pai e uma custódia. Retábulo-mor de talha dourada, de planta recta e três eixos, divididos por seis colunas torsas, decoradas com pâmpanos, assentes em consolas, as centrais prolongando-se em arquivoltas torsas, formando o ático, onde surge o escudo da família de D. Rodrigo de Castro. No centro, tribuna semicircular com trono e a imagem do orago, com cobertura em semicúpula, tendo o interior totalmente decorado com acantos. Nos eixos laterais, duas mísulas com imaginária; sob estas, portas rectilíneas de acesso à tribuna. Altar paralelepipédico com frontal apainelado, sobre o qual assenta o sacrário, com a porta decorada por cruz em forma de vide, envolto por acantos volumosos. Atrás do retábulo, no lado do Evangelho, vestígios de pinturas murais, com as representações dos "Nascimento da Virgem (?)", "Anunciação" e "Visitação". No lado da Epístola, porta de verga recta, de acesso à sacristia, quadrangular e com cobertura em tecto de madeira.

Materiais

Cantaria de granito, rebocada na nave e aparente nas demais estruturas, nas cornijas, molduras, cruzes da empena, pináculos, brasão, colunas do coro-alto, púlpito, pias baptismal e de água-benta, nichos da nave, arco triunfal, altar e ara; madeira nas portas, sanefas, coro-alto, confessionários, guarda-vento, coberturas, retábulos e imaginária; metal na porta das escadas de acesso ao coro-alto, guardas das escadas, cruz do campanário, catavento, sinos (bronze), tirantes da cobertura da nave; telha de aba e canudo; pavimento cerâmico; azulejo industrial nos silhares da nave; alcatifa na capela-mor.

Observações

*1 - a existência da concha prende-se com o facto de D. Rodrigo de Castro ter sido embaixador na corte do Papa, logo teria o atributo de peregrino. *2 - no local destes, encontravam-se um altar lateral em talha, no lado do Evangelho, e um púlpito com escadas de acesso, no oposto. *3 - entre parêntesis foi colocado o número correspondente à epígrafe no corpus epigráfico medieval realizado pelo Doutor Mário Barroca.