Palacete de planta em L articulada, do lado interno, com pátio e num dos seus extremos, com capela de planta longitudinal definida por nave e capela-mor; à qual adossa torre sineira. Recupera as soluções planimétricas usadas nos palácios das zonas rurais do século 18, quer em termos de implantação e articulação das diferentes estruturas - habitação/ pátio/ capela - quer de circulação e distribuição da compartimentação interna na qual domina a escadaria monumental e a respectiva caixa, enquanto principal elemento de aparato
De planta em L à qual adossa no extremo S., uma capela de planta longitudinal, apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 1, 2, 3 e 4 águas, em mansarda, perfurada por trapeiras e em coruchéu. Panos de muro em reboco pintado, socos e cunhais de cantaria, rematados por pináculos. Composto por 4 pisos separados por frisos de cantaria (um deles parcialmente enterrado e outro, ao nível da cobertura), marcados pela abertura de vãos com emolduramento de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a NO., com piso térreo integralmente revestido por placagem de cantaria (em silharia fendida na zona circundante ao portal e em isódomo na restante superfície), e superfície murária rasgada por fenestrações de peito com emolduramento simples de cantaria encimadas, ao nível do andar nobre, por janelas de sacada de verga curva recortada e destacada, servidas por varandins com guarda metálica de varas. Destaca-se do conjunto, o eixo central definido por portal inscrito em arco de volta perfeita, delimitado por 2 colunas, de fuste liso sobre pedestal, que servem de suporte à base da varanda da janela que o sobrepuja. Esta diferencia-se das restantes pelo tratamento escultórico que anima o seu remate e pela varanda, de guarda metálica contracurvada. O alçado é rematado por cornija, articulada com beiral em cortina, ao nível do eixo central descrito, acima da qual, se eleva, pano de muro, rasgado por 3 janelas de peito, rematado por frontão triangular com pináculos nos acrotérios e pedra de armas ao centro do tímpano e delimitado por aletas. Os alçados laterais NE. e SO., afectados pelo acentuado declive do terreno apresentam-se animados pela abertura de janelas de peito com emolduramento simples de cantaria sobrepujadas por janelas de peito com remate superior análogo às da fachada principal, aqui conjugado com avental recortado (ambas alinhadas pelas janelas do alçado principal). Do lado S., reconhece-se pátio de planta rectangular que articula com os alçados da edificação a NO. e NE., marcados pela abertura de janelas com diferentes tamanhos e morfologias e em cuja confluência se localiza um outro acesso, definido por escadaria directamente conducente ao 1º andar. Pelo lado oposto do pátio acede-se à capela particular da propriedade e a terraço, que se desenvolve a S., sob a forma de terraço e num plano sobrelevado relativamente ao pátio (ao qual se acede por meio de 2 lanços rectos de escadas). A capela apresenta alçado principal a NO., composto por 2 corpos separados por pilastras de cantaria, em que o corpo a O. corresponde ao corpo da capela e o corpo a E., a torre sineira. O 1º apresenta-se rasgado a eixo por portal de verga curva recortada sobrepujada por ática curva encimado por janela iluminante de remate afim (menos elaborado) e nicho a albergar a figuração escultórica pétrea de Nossa Senhora da Conceição. O alçado é superiormente rematado por empena recortada com lados delimitados por aletas e sobrepujada por cornija com cruz ao centro. A torre, de planta quadrada e cunhais em cantaria exibe 4 ventanas sineiras e remate em coruchéu vazado por óculos e animado por pináculos nos acrotérios e catavento, ao centro. INTERIOR: destaca-se como principal elemento de distribuição, o vestíbulo de planta rectangular e tecto plano de madeira articulado, no seu muro de topo e em plano sobrelevado, com escadaria monumental de lanços rectos opostos conducente ao andar nobre. Pelo lado NO. da caixa da escadaria, com cobertura em caixotão de madeira, perfurada por clarabóia oval, desenvolve-se corredor longitudinal comunicante com escada de serviço em caracol que assegura o acesso a todos os pisos do imóvel, e com a capela, ao nível do coro-alto da mesma. Do conjunto destacam-se alguns compartimentos do andar nobre, nomeadamente os 3 compartimentos contíguos ao alçado principal e directamente comunicantes entre si, a antiga sala de jantar com o tecto em caixotão animado com pintura decorativa e um outro compartimento contíguo ao alçado NO., e articulado com uma bow-window (a integrar uma fonte), através de um vão de verga recta ritmado por 2 colunas de fuste canelado. INTERIOR: do templo, nave e capela-mor ambas de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço. De nave única com cobertura separada por cornija, perfurada por lunetas e animada com medalhão central com a representação de Nossa Senhora da Conceição, reconhecem-se muros laterais com painéis recortados azulejares monócromos e púlpito do lado da Epístola. Coro-alto em madeira adossado à face interna da fachada com guarda contracurvada em balaustrada de madeira. Precede a capela-mor arco triunfal de volta perfeita definido por colunas de fuste facetado com capitéis compósitos dourados. Na capela-mor, pouco profunda, observa-se muro do lado do Evangelho rasgado por tribuna e muro de topo com retábulo em talha pintada com marmoreados e dourada definido por colunas de fuste liso e de fuste facetado, ambas com capitéis jónicos, que suportam remate superior de lados recortados sobrepujado por cornija de perfil curvo, e inscrevem camarim a albergar trono.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos (séc. 18)
Observações
*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.