Portal de Cidadania

Colégio Mateus d´Aranda

Colégio Mateus d´Aranda

O ponto de interesse Colégio Mateus d´Aranda encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Évora (São Mamede no municipio de Évora e no distrito de Évora.

Arquitetura residencial, quinhentista, seiscentista, rococó, oitocentista e do séc. 20. Paço senhorial com várias influências arquitetónicas, com características de paço rural, de planta em L regular, orientada em torno de um pátio central, calcetado e seccionado no séc. 19. O núcleo residencial conserva volumetria de tipo joanino, dos finais do séc. 18, desenhando-se a fachada em janelões ritmados com portais de bandeira no piso térreo, encimados por janelas de sacada, de balcões em ferro forjado, no segundo piso no pano lateral N. O interior, muito seccionado, conserva reduzidos vestígios da anterior utilização, destacando-se as modinaturas em granito dos portais, bem como a permanência volumétrica do salão nobre do primeiro piso. O pátio traseiro, de alpendre suportado em pilares chanfrados e de piso em calçada, conserva no pano O., portal do período de D. José I. No acesso para a Travessa da Palmeira, subsiste imponente portal rococó, de estilo josefino regional, ornamentado com volutas, concheados, elementos vegetalistas e vieiras, com remate em urnas assentes em acrotérios esculpidos, e que abria para o antigo jardim do paço.

Materiais

Alvenaria de pedra, tijolo burro, granito nas modinaturas e elementos de suporte, telha de canudo na cobertura.

Observações

EM ESTUDO. *1 - o paço senhorial reduz-se atualmente ao antigo espaço residencial, tendo ocupado todo o quarteirão entre as Ruas dos Mercadores, do Raimundo, Beco dos Açucares e Travessa da Palmeira. A divisão dos antigos hortos e cerca desenhou um núcleo habitacional denso, com habitações populares a ocuparem espaços de anterior propriedade senhorial.