Palácio maneirista e barroco, de planta em L irregular composta pela articulação de vários corpos rectangulares. Ostenta pedra de armas adossada a cunhal.
Planta em L irregular composta pela justaposição de corpos rectangulares, volumes articulados, cobertura efectuada por telhados a 3, 4 e 5 águas. Alçado principal a S., 2 corpos com características distintas, um de implantação horizontal, de 2 pisos separados por friso de cantaria, com superfície murária revestida a azulejo policromo de fabrico industrial e outro, de 3 pisos e com panos de muro em reboco pintado. No 1º corpo, a E., de planta longitudinal, regista-se fachada principal em ângulo escalar, resultante da articulação de 2 módulos laterais em função de um central, estreito, separado por pilastras de cantaria e em destaque, pelo tratamento de vãos que ostenta: exibe piso térreo rasgado por portal de verga recta delimitado por pilastras em cantaria de aparelho almofadado, sendo o conjunto encimado por friso decorado com triglifos e métopas, acima do qual se elevam, sobre as pilastras, 2 frontões triangulares articulados entre si por cornija com dentículos. As pilastras, prolongadas ao 1º andar, aqui com fuste canelado, inscrevem pano de muro rasgado por óculo circular animado pela sugestão de uma arquivolta canelada inferiormente rematada por bolas. Relativamente aos módulos laterais, marcados pela abertura de vãos com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular, reconhece-se piso térreo rasgado por portas de verga curva encimadas por janelas de peito de verga curva excepto, no extremo do corpo a O., no qual se observam 2 janelas de sacada de verga recta com guarda em ferro fundido. O corpo é superiormente rematado por cornija, acima da qual se eleva platibanda em muro, interrompida, ao nível do corpo central, por frontão triangular, cujo tímpano inscreve as siglas S. & C.O corpo a O., também de planta rectangular, mas articulado com o 1º no seu sentido transversal, exibe piso térreo separado por friso de cantaria com porta de verga recta, acima do qual se reconhece 1 janela de sacada com guarda metálica de anel a meia altura, encimada por janela de peito, ambas de verga recta com emolduramento simples de cantaria. Destaca-se o ângulo SO. acentuado por cunhal destacado e com pedra de armas da família Mascarenhas (*1). Este corpo apresenta alçado lateral O. articulado com outro edifício por meio de passagem em arco de volta perfeita. (*2)
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejo
Observações
*1 - cuja leitura heráldica é a seguinte : de vermelho, 3 faixas de ouro ; timbre : leão de vermelho linguado e armado e ouro. *2 - no que respeita ao INTERIOR, apesar da visita realizada ao mesmo, não foi possível concretizar a sua descrição dado o péssimo estado em que este se encontra - devoluto; paralelamente, a documentação gráfica recolhida limita-se apenas ao corpo extremo com a orientação N. - S., o que nos permitiu apenas verificar que o mesmo, se constituía como corpo autónomo sem ligação aos restantes