Arquitectura residencial, romântica revivalista. Palacete de planta rectangular compacta com interior dominado por escadaria monumental não só enquanto principal elemento de aparato mas também de organização e distribuição da compartimentação interna. Como refere Salete Salvado, os portões do logradouro, a fachada do edifício e a garagem constituem um conjunto elegante e francamente qualitativo
Planta rectangular, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhado a 4 águas em mansarda, e em clarabóia. Com panos de muro em reboco pintado, socos e cunhais de cantaria de aparelho fendido, composto por 5 pisos (um correspondente a uma pequena cave, subjacente ao lado NO. da edificação, e 2 ao nível da cobertura, um deles equivalente ao sótão), marcados pela abertura de vãos de verga recta com emolduramento de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal a NO., composto por 3 corpos dos quais se demarca o axial, ligeiramente avançado em planta e de maior cuidado no seu tratamento: este, separado por cunhais de cantaria, exibe piso térreo rasgado ao centro por portal inscrito em arco de volta perfeita, ladeado por 2 janelas de peito estreitas delimitadas por pilastras de fuste canelado e capitéis coríntios, sendo o conjunto superiormente articulado por meio de cornija. Ao nível do andar nobre, dupla janela de sacada de verga recta , com ombreiras de fuste canelado (análogas às do piso térreo) servida por varanda de base de perfil contracurvado em cantaria suportada por mísulas e guarda em ferro forjado. Nos corpos laterais, idênticos, pisos animados pela abertura de janelas de peito com avental em placagem de cantaria. O alçado apresenta como elemento unificador a presença de 3 registos de frisos de cantaria a delimitar os pisos, que se prolongam a toda a fachada. O alçado é superiormente rematado por cornija continuada acima da qual se eleva platibanda em muro, interrompida, ao nível do corpo axial, por balaustrada em cantaria. Na cobertura, distinguem-se lucarnas ovais rematadas por áticas. Reconhecem-se ainda 2 outros acessos, um directamente conducente à cozinha e no alçado lateral NE. e outro, no alçado posterior e articulado com pequeno jardim de planta triangular com latada e fonte ao centro. INTERIOR: destaca-se como principal elemento de distribuição, o vestíbulo, marcado por 2 níveis, articulados entre si por meio de 2 lanços rectos de escadas , podendo reconhecer-se uma 1ª zona, de planta rectangular e tecto plano com estuques e uma 2ª área, num plano sobrelevado, correspondente a caixa de escadaria monumental de lanço recto inicial e patamar (articulado com fonte) com troços divergentes, conducentes ao andar nobre e iluminados por grande clarabóia. Com o piso térreo desenvolvido ao nível da zona sobrelevada do vestíbulo, neste distribuem-se compartimentos ao longo dos alçados laterais SO. e NE., de modo sensivelmente simétrico e articulados com corredores no sentido NO. - SE.. No 1º andar, a escadaria articula-se com galeria ritmada por guarda em balaustrada de madeira e colunas, coincidente com corredor de circulação. Nesse piso denota-se compartimentação de planta rectangular contígua aos alçados e sempre directamente comunicante entre si ao longo dos alçados SE., SO. e NO.. O 2º andar, já ao nível da cobertura - e ao qual se acede através de escada de serviço em caracol, nas proximidades da principal, e também servida por clarabóia - exibe galeria que se articula com portas dos 4 lados. Em termos de utilização, verifica-se que o piso térreo congregava a zona de serviços, o andar nobre, o espaço de natureza social (*1), o 2º piso, zona de quartos e finalmente, o sótão, destinado a arrumações.(*2).
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos, papel (de parede), tecido.
Observações
*1 - apesar do 1º andar se afirmar como a zona social por excelência, é de notar que o quarto da poetisa Veva de Lima se localizava no extremo E. deste piso. *2 - apesar de se ter já realizado visita ao interior, aguarda-se autorização para fotografar o mesmo