Arquitectura religiosa e educativa, estilo chão, barroca. Colégio jesuíta de planta rectangular composta por igreja central com pátio interno, sacristia e outras dependências sobre a cabeceira, com um corredor em torno destes espaços que dá acesso às várias dependências colegiais situadas no perímetro do rectângulo, composição que se repete no segundo piso. Igreja de planta longitudinal, simétrica, nave única, transepto inscrito, coro-alto em madeira, capelas laterais não intercomunicantes, sendo pouco profundas; capela-mor e capelas colaterais bastante profundas; nave com cobertura em abóbada de berço, capelas laterais com retábulos sobrepostas por tribunas, capela-mor ladeada por capelas colaterais, com arcos mais baixos, com duplo púlpito entre duas capelas laterais, seguindo de perto o modelo jesuíta da Igreja do Espírito Santo em Évora (v. 0705210023). Fachada principal de solução simples, simétrica, com a igreja a ocupar o centro do corpo colegial, sendo dissolvida no conjunto, separada com dupla pilastra do resto da fachada, com vários registos vasados por janelas de cantaria com guarda, com três portais de verga recta de acesso à igreja, sendo o central o maior, segundo uma traça semelhante à do Colégio jesuíta de Faro (v. 0805050012). Construção de grandes dimensões, com larga fachada voltada para uma importante praça da cidade, impondo-se pela sua monumentalidade e disposição altaneira aos edifícios circundantes. A solução erudita no alçado da capela-mor com a colocação de tribunas sobre as capelas colaterais, formando no conjunto uma serliniana. No segundo registo do mesmo alçado abre-se um nicho envidraçado e emoldurado por uma estrutura arquitectónica em alvenaria, guardando exposto o Nosso Senhor dos Aflitos, figura que sempre encontrou uma grande devoção junto da comunidade portimonense. Os retábulos da capela-mor e das colaterais, em talha dourada, constituem belos exemplares da talha de inícios do séc. 18, tendo sido executados pelo mestre Manuel Martins.
Planta longitudinal, com dois pequenos rectângulos salientes a prolongar a fachada principal mas num plano mais recuado *1, composta pela igreja de planta longitudinal, em cruz latina, de nave única, com transepto inscrito, com capelas laterais e colaterais não comunicantes, e uma capela-mor rectangular profunda (com dois tramos), tendo adossadas a N. da cabeceira a sacristia, por detrás da capela colateral do lado da Epístola, e um pátio interno de planta quadrada e outras dependências, por detrás da capela-mor e da capela colateral do lado do Evangelho, formando este conjunto de espaços um rectângulo alongado em torno do qual se dispõe um corredor de acesso às várias dependências colegiais, composição que se repete no segundo piso *2. Volumes escalonados, massas dispostas na vertical com cobertura diferenciada em telhados de duas águas na igreja e nas dependências situadas em torno do pátio interno, e de uma água nas dependências que ladeiam o corpo da igreja, com terraço visitável situado em torno da cobertura da igreja, correspondente ao último registo desta, apresentando nas fachadas a E. e a O. uma série de janelas de cantaria entaipadas, com empena sineira nesse espaço a nascente. Com fachadas rebocadas e pintadas; fachada principal a S., simétrica e escalonada, constituída por um corpo central saliente e dois laterais mais pequenos e ligeiramente recuados, sendo o corpo central dividido verticalmente em 3 partes, separadas entre si por duplas pilastras de pedra lisa assentes em peanhas, com quatro registos vazados na parte central, três nas partes que a ladeiam e dois nos corpos adossados, divididos por cornijas, em pedra entre o primeiro e o segundo, e em alvenaria entre os restantes, e limitados por cunhais apilastrados em cantaria com pedra rusticada no corpo central e em alvenaria nos adjacentes; a parte central, apresentando um embasamento em pedra, correspondente à igreja, tem no registo inferior três portais, com acesso por quatro degraus, em cantaria de verga, definindo cada um deles os três panos que a constituem, sendo os laterais simples, com frontão circular, e o principal, o maior destes, coroado por frontão interrompido com coroa real em pedra e cruz gravada; os registos seguintes, por janelas de cantaria e com guarda de ferro, rasgadas até ao nível do pavimento e com bandeira no segundo registo; o último por frontão com arco de querena, com óculo oval e uma pedra abrasonada ao centro envolvidos por um trabalho em massa, sendo encimado por uma cruz de pedra; as partes que ladeiam a central têm cada uma três panos, situando-se os portais, de cantaria de verga simples, no pano que se encontra mais próximo do centro da fachada, sendo os restantes panos ocupados por janelas; o segundo registo, com janelas de cantaria rasgadas até ao nível do pavimento e com bandeira; o terceiro registo termina obliquamente acompanhando a inclinação das águas do telhado, tendo apenas uma janela situada no pano do portal; os corpos adjacentes têm um portal no registo inferior, em cantaria de verga recta no corpo a poente e em pedra trabalhada com um arco polilobado no corpo a nascente *3; o segundo registo tem uma janela de sacada. Fachada a O., voltada para o antigo pátio dos estudantes, constituída por dois registos de janelas em cantaria, com guarda no segundo registo, divididas aos pares pela disposição de cinco contrafortes que ocupam verticalmente o primeiro registo e parte do segundo, tendo beirado; existência de uma escada de emergência em metal pintado de branco. Fachada a N. constituída por dois registos de janelas, com cantaria e guarda no segundo registo, prevalecendo alguns apontamentos de pedras de cantaria nos muros, tendo beirado. IGREJA: nave única, paredes e cobertura de abóbada de berço rebocadas e pintadas de branco, arrancando esta última de uma cornija saliente pintada de castanho-avermelhado, que passa à altura entre o segundo e terceiro registos da fachada principal, pavimento lajeado em torno do pavimento de madeira que se encontra circunscrito por uma guarda abalaustrada em madeira de nogueira no centro do corpo da igreja onde se dispõem os bancos. Iluminação feita pelas duas fileiras de janelas dos dois registos intermédios da fachada principal, situados sobre o coro-alto de madeira, assente sobre quatro pilares de madeira pintada, com balaustrada e escadaria do lado da Epístola. Alçados laterais simétricos: alçado da parte do Evangelho constituído por uma porta de acesso ao coro alto a partir do segundo piso e outra abaixo desta, sob o coro-alto, de acesso a um pequeno compartimento; seguem-se três altares com retábulos em madeira pintada, inseridos em capelas pouco profundas, com arcos de volta-perfeita em cantaria e decorados no frontispício; estas capelas são encimadas por tribunas, em compartimentos estanques, com uma moldura rectangular em pedra, de largura igual à da moldura do arco das capelas, apresentando guardas em madeira de nogueira; existe uma porta de acesso para cada tribuna, situadas no corredor do segundo piso do colégio; entre a segunda e a terceira capela encontra-se um púlpito de caixa quadrangular de madeira pintada, encimado por baldaquino, com uma porta de acesso em cantaria de verga simples; entre as capelas e as tribunas passa um friso em pedra que parte da altura do piso do coro-alto e termina ao chegar ao transepto; alçado da parte da Epístola difere apenas na função da porta que se encontra sob o coro-alto que dá acesso à escadaria do coro-alto; o transepto é definido por dois arcos elevados de volta perfeita e de cantaria, com duas portas de cantaria de verga recta em cada braço: uma porta de acesso ao corredor e outra para outras dependências em cada braço, sendo a do lado da Epístola a que dá acesso à sacristia. Alçado da capela-mor é de dois registos definidos por uma cornija, sendo o inferior definido por: capela-mor e duas capelas colaterais, sendo a mor composta por retábulo com tribuna, decorado em talha dourada sobre fundo azul, situando nas paredes laterais dois túmulos em mármore inscritos em arcosólios de mármore; capelas colaterais, mais baixas com arco em cantaria, decoradas com pinturas, lateralmente, e retábulos em talha dourada com imagens e com os mesmos motivos do retábulo-mor e sobre estas, a tribuna, com guarda, e com uma janela na parede de fundo e com acesso pelo terceiro piso; no registo superior, ao centro, nicho com expositor em vidro com crucifixo em madeira, envolvido por uma decoração pintada imitando um portal de volta perfeita com pilastras. Sacristia, antecedida por um corredor, de paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em mosaico vidrado de cor castanho-claro, com cobertura de abóbada de berço, arrancando de cornija em alvenaria pintada de branco que percorre todo o espaço; com duas janelas com vista para o pátio interno e portas de cantaria de acesso a outras dependências. ZONA DO ANTIGO COLÉGIO: todo o interior é rebocado e pintado de branco, sendo todas as salas e corredores dotados de cobertura de abóbada de berço que arranca de uma cornija, e um piso cerâmico, exceptuando o pátio interior que tem calçada, com portas com uma moldura em cantaria de verga recta no acesso à maior parte das salas; com cunhais de pedra nos cantos dos cruzamentos dos corredores. O piso térreo da parte O. e N., apresentando um silhar de azulejos industriais de padrão, azuis, amarelos e brancos, acede-se pela porta do museu, situado na fachada principal, tendo acesso directo ao corredor da ala poente do edifício com um arco em pedra com porta de metal e vidro a cortar este ao meio, sendo este espaço utilizado para exposição de telas e esculturas; ao longo deste é disposto à esquerda serviços do centro de dia como salas de estar, porta de saída para o pátio exterior, várias salas de refeitório e cozinha; no fim do mesmo corredor, à direita, encontra-se o elevador seguido da porta de acesso ao pátio interno; no centro deste pátio situa-se um poço sem muro, a caixa do elevador adossado a um canto do pátio e a outro canto umas escadas de acesso ao piso térreo da ala N.; na intersecção do corredor O. com o corredor N. é formado na cobertura uma abóbada de aresta em tijolo-burro à vista, solução verificada em todos os cruzamentos de corredores da parte poente e N.; num extremo do corredor N. encontra-se outra saída para o pátio exterior, enquanto no seu curso é disposto outras dependências do centro de dia e lar como lavandarias, cozinha, e outras salas; a passagem para o corredor da ala E. encontra-se tapado; o acesso a esse corredor faz-se pela porta oposta à do museu, na fachada principal, sendo ainda cortada a sua profundidade por uma parede que o compartimenta; as salas desta são utilizadas pela paróquia e pelos escudeiros; ainda pertencente a esta ala fica o espaço que se acede pelo portal do corpo adjacente, com pavimento de pedra, dando acesso a um vestíbulo com silhar de azulejos por onde se pode subir ao segundo piso, e que comunica com uma grande sala com cobertura de abóbada de berço pintada e ornamentada com um trabalho profuso em estuque, funcionando aí os escritórios da junta de freguesia. O corpo adjacente oposto a este último, que se tem acesso através de uma pequena plataforma com escadas de acesso, dispõe de uma larga escadaria em pedra de acesso ao segundo piso, de um só lanço, encimada por uma grande portada em madeira; à esquerda tem comunicação com o primeiro piso do edifício adossado; o piso assemelha-se ao inferior tendo corredores de distribuição para todas as dependências, estas utilizadas como quartos pelo lar, sendo ainda possível aceder às tribunas da igreja e ao coro alto pelo corredor a O.; a entrada para o corredor E. também se encontra aqui tapada. O acesso à parte nascente do segundo piso faz-se através do vestíbulo que se situa nesse lado do edifício, no piso inferior, através de uma escadaria de pedra com dois lanços dispostos em cotovelo; esta parte encontra-se muito compartimentada com o recurso a paredes falsas, tornando pouco perceptível a traça original; estas salas são utilizadas pela Junta de Freguesia como escritórios, espaços internet e arquivos; destaca-se nesta parte um apontamento de trabalho em estuque num arco abatido na sala grande adossada à fachada principal e vestígios de silhar de azulejos, azul e branco, numa outra sala.
Materiais
ALVENARIA: estrutura do edifício e cobertura da igreja; BETÃO: vigas de suporte da cobertura; CERÂMICA: telhas, tijolo; azulejos, pavimento da zona correspondente ao colégio; tijolo-burro na cobertura de abóbada de berço dos corredores, estando a descoberto nas abóbadas de aresta; ESTUQUE: trabalho de massa na empena sineira; trabalhos de estuque nas duas grandes salas na ala E.; MADEIRA: pavimento (igreja e alguns quartos); janelas; caixilharias e portadas; retábulos (talha dourada e pintada), balaustradas (igreja); coro-alto; púlpitos; guardas das tribunas; METAL: ferro forjado nas guardas das janelas; bronze nos sinos; alumínio em janelas, caixilharias e portadas; PEDRA: lajes do pavimento (igreja); cantarias; calçada (pátio interior); túmulo do fundador; armas e brasão na fachada principal; escadarias; TERRA: pavimento da sobrecâmara; VIDRO: telhas, nas janelas; no expositor de um retábulo lateral; no expositor do Nosso Senhor dos Aflitos.
Observações
*1 - estes volumes correspondem às escadarias de acesso ao piso superior; na continuidade do rectângulo adossado à fachada O. adossa-se um outro edifício de dois pisos, correspondente à parte administrativa do Centro de Apoio aos Idosos, e cujo segundo piso é aberto para o segundo piso do imóvel em questão; *2 - existência de um terceiro piso, em torno do espaço da igreja, definido pela pendente da cobertura de uma água, onde é possível observar a parte superior das abóbadas de berço das várias salas do segundo piso e os pilares que canalizam luz para o interior das salas; *3 - portal manuelino que terá sido trazido de uma outra habitação e que fora aqui instalado numa data desconhecida.