Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa de Abreu Valente

Casa de Abreu Valente

O ponto de interesse Casa de Abreu Valente encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cascais e Estoril no municipio de Cascais e no distrito de Lisboa.

Palacete de veraneio eclético. Serve de modelo - quanto às opções planimétricas, organização volumétrica (presença de torre de planta quadrada com cobertura autónoma) e quanto ao ritmo e morfologia dos vãos - a outras casas do Monte Estoril, designadamente à Vila Sequeira (v. PT031105040076) e à denominada Casa no Monte Palmela (v. PT031105040048).

De planta rectangular, o edifício apresenta volumetria escalonada e cobertura efectuada por telhados a 2, 3 e 4 águas e em terraço. A edificação exibe panos de muro em reboco pintado excepto ao nível do piso térreo, separado por friso de cantaria e com placagem rusticada no mesmo material. Regista-se abertura de vãos a ritmo regular, podendo reconhecer-se a articulação e alternância, em função dos pisos, de vãos de verga recta (e parapeito no caso de janelas de peito) em cantaria, e vãos de verga curva acentuada pela aplicação de tijolo burro. No alçado principal a SE., distinguem-se 2 corpos, um a O., de 4 pisos e outro a E., ligeiramente recuado e de 3 pisos. No corpo a O. regista-se a sucessão de janelas de sacada com varanda suportada por mísulas e guarda metálica em ferro forjado e janela de peito. O último piso é inferior e superiormente delimitado por friso de tijolo e azulejo policromo animado por festões e conchas. No corpo que lhe está adossado, regista-se, no andar térreo, o acesso principal precedido de alpendre rasgado por amplo vão de verga curva em tijolo. Os 2 pisos superiores exibem, cada um, janelas de sacada de uma das tipologias, e articulam-se, no andar nobre, com terraço coberto cujo tecto é também revestido com tijolo, e no último andar, com varanda, apresentando-se ambos, com guarda metálica de varas em ferro forjado. O remate deste corpo é acentuado pela presença de friso cerâmico, aqui aplicado em continuidade daquele que separa o 3ºdo 4º piso do corpo que o ladeia. No alçado E., pautado pela abertura de janelas de peito (3 em cada piso) regista-se um outro acesso ao interior. O edifício é superiormente rematado por telhados de abas suportados por mísulas. INTERIOR: entre os 2 acessos, vestíbulo rectangular que articula a NO., com corredor transversal de distribuição e precede escadaria de lanços opostos conducente aos pisos superiores. A compartimentação interna organiza-se em função dos alçados principal e posterior, podendo identificar-se, ao nível do andar nobre, os espaços de carácter social orientados para o alçado principal e os de serviços para o alçado oposto. Nos pisos superiores concentra-se a zona privada (*1).

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos

Observações

* 1 - aguarda-se autorização para visitar o interior.