Arquitectura religiosa, setecentista. Igreja paroquial tardo-barroca, com elementos arquitectónicos classicistas, de planta longitudinal, composta pelos corpos da nave, capela-mor mais estreita e sacristias de alçado mais curto e mais estreito flanqueando a capela-mor, segundo o esquema da Matriz de Amoreira (v. PT020902040014). Torre sineira ladeando a fachada principal, com remate em coruchéu bolboso. Fachada principal coroada por frontão curvo interrompido. Vãos das janelas e das portas de lintéis curvos e molduras lisas. Ângulos exteriores marcados por pilastras de cantaria e paramentos caiados, rematados por banda lisa e cornija saliente sobre a qual assentam as coberturas. Coberturas interiores em falsa abóbada de berço de madeira pintada e ornamentada, assente sobre cimalha de granito, sendo a da capela-mor ornada com motivos rococó, seguindo uma temática semelhante, mais uma vez, à Matriz de Amoreira. Confessionários embebidos nos paramentos da nave. Retábulos colaterais fechando os ângulos e o mor de estrutura neoclássica, pintados de azul e branco com apontamentos dourados, com nicho central, colunas marmoreadas e remate contracurvado. Retábulo lateral e os dois que vazam os muros da capela-mor, de feitura recente.
Igreja longitudinal, composta por nave única e capela-mor mais estreita, com sacristias de planta rectangular adossadas à abside, mais baixas do que esta. Nave e capela-mor com cobertura única em telhado de duas águas assente sobre cornija saliente de faixa lisa. Sacristias com telhado de uma água também sobre cornija. Os ângulos de todos os corpos estão marcados com pilastras de granito de bases salientes, tendo as juntas pintadas de branco, com capitéis recortados e, na igreja, apresentam os ângulos laterais rematados por urnas e as cúspides encimadas por cruzes latinas. Embasamentos de cantaria. A fachada principal, voltada a NE., tem a torre campanário adossada. Estrutura-se num pano único com o eixo marcado pelo portal em cantaria de frontão curvo sobre entablamento de face encurvada colocado sob uma janela de frontão curvo saliente encimada por mísula com a imagem da padroeira, e empena em frontão contracurvado com friso e cornija recortados. A torre sineira tem três registos divididos por friso e cornija, o primeiro vazado por janela rectangular com lintel curvilíneo. O segundo apresenta um óculo oval, existindo, no superior, as sineiras de volta perfeita. Remate em balaustrada com urnas nos ângulos e cobertura em coruchéu bolboso. A fachada lateral NO. é rasgada por duas janelas de lintel curvo e, na zona da sacristia, rasga-se janela de verga curva e remate inferior em avental. A fachada tardoz é cega, com remate em empena. Alçado lateral SE. abre-se com duas janelas e uma porta, todas com lintéis curvos, tendo, no volume da sacristia, uma janela e porta de perfil curvilíneo, possuindo, a primeira, um avental. A torre tem o primeiro registo liso, no segundo, um relógio e, superiormente, a sineira. A face virada a SE. é rasgada por porta de verga curva com acesso por cinco degraus. O INTERIOR é nivelado, com pavimento em granito, tendo coro-alto de madeira com guarda recortada. A nave tem cobertura em forro de madeira, formando falsa abóbada de berço, assente sobre cornija em pedra. Pintada de azul, tem, ao centro, moldura contracurvada, decorada com maçarocas, acantos e malmequeres, relevados e pintados. Lado do Evangelho tem, rasgados no muro, dois confessionários com molduras lisas e lintéis rectos, assim como a capela baptismal, de acesso em arco pleno, fechada com porta de madeira. Registo de azulejo a azul e branco decora o espaço. Púlpito quadrangular, assente em mísula de pedra com guarda de madeira polícroma e dourada, tendo o acesso por porta com vão emoldurado a cantaria. Lado do Evangelho com altar dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, que integra retábulo com nicho central, ladeado por pilastras e assente sobre o sacrário. Remate em frontão semicircular. É policromado a azul e branco com apontamentos dourados. Os retábulos colaterais, dispostos em ângulo, são semelhantes, tendo nicho central, ladeado por dois pares de colunas com fustes lisos, decorados com motivos dourados sobre marmoreado e capitéis coríntios, assentes sobre plintos contracurvados, que ladeiam um sacrário. Superiormente, espaldar de formas sinuosas, enquadrado por frontão interrompido, tudo decorado com elementos fitomórficos. O arco triunfal em volta perfeita acede à capela-mor, desnivelada por um degrau. Tem a testeira preenchida com retábulo de tribuna central, com trono, ladeado por dois pares de colunas, enquadrando duas mísulas e, junto aos muros laterais, pilastras, também com mísulas. As colunas assentam sobre altos plintos, enquadrando um sacrário. No eixo das mísulas, duas portas de acesso à zona posterior da estrutura. O ático com frontão interrompido, tendo espaldar recortado, decorado com motivos fitomórficos. O forro é madeira pintada, formando falsa abóbada de berço, com reservas e medalhão central, representando o Menino Jesus, rodeado de pombas e segurando custódia. Nos ângulos, os quatro Evangelistas, nos demais painéis alfaias litúrgicas e, nas reservas mais elaboradas e a grisaille, a tiara papal e as tábuas da Lei. Nas paredes estão embutidos dois retábulos com nichos protegidos por vidraças, ladeados por pilastras e remates em frontão semicircular. Ladeiam as portas de acesso às sacristias.
Materiais
Granito, cantaria sem revestimento, com as juntas argamassadas e salientadas a branco, e alvenaria rebocada e caiada; telha de canudo; forro de madeira.
Observações