Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial do Salvador de Odemira

Igreja Paroquial do Salvador de Odemira

O ponto de interesse Igreja Paroquial do Salvador de Odemira encontra-se localizado na freguesia de São Salvador e Santa Maria no municipio de Odemira e no distrito de Beja.

Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja paroquial. A planta, a organização dos alçados e a própria estrutura espacial correspondem a um modelo erudito da arquitectura maneirista de carácter chão. Da grande campanha de obras do período barroco advêm a remodelação da fachada e a torre sineira.

Planta longitudinal, escalonada, composta por nave e capela-mor, tendo adossadas a sacristia e uma capela lateral. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas para a nave e a capela-mor, este prolongando-se de modo a cobrir a sacristia e a capela lateral. Torre sineira adossada ao topo do alçado S., com cobertura em cúpula bolbosa e urnas. Fachada principal orientada a O., antecedida por escadaria de acesso, de planta octogonal e nove degraus de cantaria; de um só pano, delimitado por pilastras de cantaria rusticada, concluindo em fogaréus, com empena ondulante e portal de verga recta, adintelado, em cantaria, sobrepujado por janelão e óculo. A nave é iluminada lateralmente por duas janelas no alçado S., que também possui um portal de cantaria. A sacristia e a capela lateral são iluminadas por dois janelões elevados nos alçados N. e S. Interior de uma só nave, com coro alto e guarda-vento de madeira e duas capelas do lado do Evangelho, a que se acede por arcos de volta perfeita assentes em pilastras. Cobertura em forro de madeira de três planos. Capela-mor separada da nave por degrau e arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras, em cantaria; cobertura em abóbada.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, telhado com estrutura e forro em madeira, cunhais, janelão da fachada principal e escadaria em cantaria.

Observações