Arquitectura religiosa e funerária, gótica. Convento Franciscano, de cujo primitivo núcleo gótico resta apenas a Sala dos Túmulos, uma capela tumular privada à semelhança do panteão régio da Batalha; de planta exteriormente rectangular, com abside poligonal marcada apenas no interior, formada por pequena nave e cabeceira dedois tramos, apresenta abóbada artesoada, de desenho semelhante à da do deambulatório da Sé de Lisboa (v. PT031106520004); os fechos decorados e as meias colunas com capitéis fitomórficos de crochet (um arcaísmo ou um revivalismo de época consoante os autores CHICÓ e DIAS), recebem a descarga das nervuras. A Igreja, fruto da campanha de obras setecentista, apresenta nave única de dois tramos, com arcossólios nos alçados laterais e capela-mor poligonal. O convento era um dos mais ricos exemplares da Ordem Franciscana em Portugal. A Sala dos Túmulos, considerada por Mário Chicó, a capela gótica mais elegante do Baixo Alentejo, um dos mais interessantes testemunhos da arquitectura gótica quatrocentista no Sul do País. Nos blocos de cantaria aparelhada encontram-se siglas iguais às da torre de menagem do castelo. Estabelecimento hoteleiro inserido na rede Pousadas de Portugal, integrado no grupo das Pousadas Históricas.
Planta longitudinal, composta por igreja de planta rectangular antecedida por portaria dispostas no sentido SO. - NE., com dependências adossadas à fachada lateral NO. e torre sineira a SE., e antigas dependências conventuais a SE., dispostas em torno de claustro quadrado: refeitório (actual sala de jantar) a SO., Sala dos Túmulos e Sala capitular (actual Sala de Estar) a NE.. Sala dos túmulos de planta longitudinal, entre a igreja e a sala do capítulo. Na fachada posterior o alçado correspondente à Sala dos Túmulos amplamente vazado por janela em arco quebrado, mainelada, de dois lumes, enquadrada por arquivoltas sobre 2 colunelos, com capitéis vegetalistas. INTERIOR: Sala dos Túmulos composta por pequena nave rectangular e cabeceira de dois tramos rematados por ábside poligonal; um arco triunfal quebrado moldurado separa a nave da capela-mor, estribando-se em meias colunas com capitéis fitomórficos; uma abóbada de berço cobre a nave, outra de cruzaria de ogivas, com cadeia, a capela-mor e abside, descarregando em meias colunas, de capitéis fitomórficos; fechos decorados com emblemas heráldicos dos Freire de Andrade, Sousas de Arronches e Pereiras. Duas molduras dividem horizontalmente os três panos da abside, abaixo do parapeito da janela e ao nível dos capitéis da mesma; seis edículas rasgam-se na espessura dos alçados laterais, quatro arcossólios em arco quebrado e dois vãos entaipados que estabeleciam outrora a comunicação com a ábside da igreja, a N. (este em arco redondo sobrepujado por frontão triangular), com a sala do capítulo, a S.. No pavimento da cabeceira uma campa de pedra legendada pertencente a João Freire de Andrade *1. O espaço envolvente do edifício contem uma piscina e um corte de tenis envoltos por jardim de traçado rectilíneo
Materiais
Inerte: Cantaria aparelhada e alvenaria rebocada em estruturas; cantaria em molduras e pavimento; tijoleira em pavimento; vidro; ferro (gradeamento da porta de acesso); Vegetal: palmeira-das-vassouras (Chamaerops humilis), alecrim (Rosmarinus officinalis)
Observações
*1 - muitos dos altares de talha dourada da igreja encontram-se na Igreja de Nossa Senhora da Piedade (v. PT040205130016); *2 - Os novos quartéis, instalados no convento na década de 50 do Séc. 20, obedeciam, por igual, nas suas caraterísticas essenciais, aos mesmos programas e a idênticas preocupações de concepção, seguindo um esquema de quartel-tipo; *3 - na abóbada da sala do capítulo e em metade da abóbada da capela tumular a película cromática é pouco coesa evidenciando uma carbonatação deficiente; na restante parte da abóbada os pigmentos denotam boa aderência à preparação sendo esta mais rugosa e vendo-se marcas de pincel.