Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo apoia criadores de gado

O Município de Torre de Moncorvo apoia os criadores de gado com um valor anual de 2,30€ por animal, destinado ao pagamento anual da quota de criadores do concelho de Torre de Moncorvo, a suportar uma vacina e uma ação de desparasitação, por animal da exploração declarado ao Ministério da Agricultura /IFAP.

Os criadores para beneficiarem deste apoio devem ser associados do Agrupamento de Defesa Sanitária de Torre de Moncorvo/Organização de Produtores de Torre de Moncorvo (ADS/OPP) e ser residentes no concelho de Torre de Moncorvo.

A autarquia efetua o pagamento diretamente ao criador, após este entregar nos serviços municipais, o comprovativo do pagamento da quota anual de 2021 ao ADS/OPP de Torre de Moncorvo e o comprovativo do Ministério da Agricultura com o efetivo da exploração.

A autarquia implementou esta medida de forma a compensar os criadores de ovinos, caprinos e bovinos pelas perdas causadas devido ao baixo do preço do leite e pela diminuição da venda de borregos e cabritos, devido à pandemia e consequente cancelamento das festas tradicionais e do fim de semana gastronómico do borrego da churra da terra quente, verificando-se nestes últimos dois anos uma quebra de 80% na venda de borregos e cabritos.

Com este apoio assegura-se ainda que todos os animais sejam vacinados e desparasitados prevenindo-se o aparecimento de doenças infeciosas e parasitárias, combatendo as zoonoses nomeadamente a brucelose que é um grave problema para a saúde pública.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

98 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Torre de Moncorvo - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Torre de Moncorvo

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.