Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Estarreja assinala o Dia Mundial dos Oceanos com ações de sensibilização sobre a sustentabilidade

Esta ação visa alertar todos os estarrejenses para a importância de uma correta gestão dos resíduos produzidos, colocando-os nos locais adequados para o efeito. Ao fazer uma incorreta deposição dos resíduos, estes são arrastados pelas águas das chuvas e, através das sarjetas, chegam aos rios e ao mar e, consequentemente, à cadeia alimentar. 

Ao longo deste dia, que é celebrado à escala global, a Câmara Municipal oferece ainda aos consumidores do Mercado Municipal, sacos reutilizáveis para efetuarem as suas compras, sensibilizando-os para a importância de planear e reutilizar, preservando assim os ecossistemas, a biodiversidade e as águas.

Mais medidas: mais comportamentos sustentáveis

Sabia que cada europeu consome 500 sacos de plástico por ano? E que demoram séculos a degradarem-se? Para a autarquia é urgente mudar os hábitos de consumo e, por isso, implementou no mercado da cidade uma estratégia de sensibilização ambiental dirigida a consumidores e comerciantes. Se os cidadãos planearem as compras e se reutilizarem os sacos que precisam, estão a poupar recursos que seriam necessários para produzir sacos de plástico. 

São várias as iniciativas implementadas pela Câmara Municipal para a promoção da sustentabilidade: 

-  Campanha de sensibilização junto dos consumidores e oferta de sacos reutilizáveis (para a fruta e restantes compras); - Campanha de sensibilização junto dos comerciantes e oferta de sacos em cada dia de mercado para recolha seletiva de resíduos na origem. Posteriormente são recolhidos pela equipa do setor de higiene e limpeza urbana e entregues no ecocentro; - Instalação de 4 ilhas seletivas de resíduos no recinto da feira para a correta gestão. Posteriormente são recolhidos pela equipa do setor de higiene e limpeza urbana e entregues no ecocentro; - Lançamento de uma faixa áudio para promover as boas práticas no mercado, incentivando todos os envolvidos.

Desde julho de 2020, com a implementação de um sistema de recolha seletiva de resíduos no Mercado Municipal, já foram recolhidas 2 toneladas de embalagens de plástico e 3 toneladas de papel e cartão, evitando dessa forma que resíduos tão leves como o plástico pudessem chegar ao oceano.   




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

64 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Estarreja - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Estarreja

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.