Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

A Inteligência Emocional na prática docente

No passado dia 26 de março, a Inteligência Emocional foi o mote que deu origem a uma oficina de capacitação com a participação de 47 docentes e encarregados de educação.

A Inteligência Emocional, seu contexto histórico, suas definições e técnicas que podem ser utilizadas pelos pais e docentes no contexto educacional foram alguns dos temas abordados. A conceção do projeto de vida pessoal, através das questões "Quem sou eu?", "Onde estou?" e "Para onde vou?", foi a provocação que gerou reflexão junto dos participantes.

Ao longo de uma hora foram apresentados os pressupostos justificativos da importância da promoção da Inteligência Emocional no desenvolvimento pessoal e, foram expostos conceitos chave desta habilidade, a sua definição e vários conceitos diretamente relacionados (sensações, emoções, sentimentos…). Por último, foi realizada uma atividade de respiração, como uma prática integrante da regulação emocional que contou com o envolvimento ativo dos participantes.

Terminada a oficina, a satisfação dos participantes foi unanimemente sentida, manifestando a sua gratidão pela oportunidade em usufruírem, num fim de tarde, no final da semana, de um momento de paragem, reflexão e cuidado próprio. O grupo mostrou vontade em aprender mais sobre esta temática e sobre metodologias de aplicação prática no seu quotidiano pessoal e profissional.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

70 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.