Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Bandeira Verde para &ldquopolíticas amigas da família&rdquo

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis voltou a distinguir a Câmara Municipal de Estarreja como “Autarquia Familiarmente Responsável”. Estarreja recebeu a distinção pelo 10.º ano consecutivo, tendo sido distinguido com a Bandeira Verde com Palma, por receber este prémio há mais de três anos consecutivos.

A Bandeira Verde com Palma é um símbolo de boas práticas, incentivos e políticas implementadas de apoio à família. 

A atribuição a Estarreja deve-se a um conjunto de medidas implementadas pelo município ao longo do ano de 2019, das quais se podem destacar as seguintes:

- apoio à vacinação infantil - transporte e refeições escolares - oferta de manuais escolares - atividades de ocupação de tempos livres - apoio ao arrendamento habitacional - comparticipação na aquisição de medicamentos - oferta cultural e desportiva  - Atividades de animação e de apoio à família, atividades de enriquecimento curricular, componente de apoio à família  - bolsas de estudo.

A Vereadora da Ação Social e Inclusão da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, evidencia que, nesta matéria, o “desafio das autarquias é permanente e é fundamental acompanhar as dinâmicas sociais e encontrar as respostas mais adequadas às necessidades das famílias, de uma forma transversal e integrada, dando particular atenção às franjas mais vulneráveis.” 

Para a responsável, “a renovação da atribuição deste galardão é o reconhecimento das opções municipais, e do trabalho de uma vasta equipa, que têm no centro das suas preocupações as pessoas e as famílias.”

E no atual contexto sanitário e socioeconómico, em que o impacto da pandemia começa a refletir-se em diversas dimensões da nossa sociedade, “manteremos e reforçaremos medidas que permitam continuar a proporcionar uma melhor qualidade de vida, afirmando Estarreja como um território inclusivo, inteligente e sustentável, onde é evidente a valorização da Família e da importância do exercido da cidadania.”

Na sua 12ª edição, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu 81 municípios. No distrito de Aveiro foram ainda distinguidos Águeda, Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Mealhada, Oliveira de Azeméis, Ovar e Sever do Vouga.

O principal objetivo do Observatório é que todos os municípios portugueses sejam reconhecidos como mais familiarmente responsáveis. 

“Gostaríamos que todas as autarquias estivessem sensibilizadas para a importância da implementação de políticas de família globais, integradas e transversais. Políticas capazes de valorizar a família e capazes de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade. No fundo contribuir para ter famílias mais fortes e resilientes”, destaca Isabel Paula Santos, responsável do OAFR.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

98 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Estarreja - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Estarreja

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.