Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

MUNICÍPIO AVANÇA COM CONTROLO POPULACIONAL DE GATOS ERRANTES ATRAVÉS DA SUA CAPTURA, ESTERILIZAÇÃO E DEVOLUÇÃO

Cerca de 82 gatos errantes foram no último fim de semana capturados para esterilização na Comporta, no Cambado, no Possanco, na Carrasqueira e na cidade de Alcácer do Sal, um projeto de grande dimensão que está a ser implementado pela Câmara Municipal de Alcácer na sequência de um protocolo de colaboração assinado com a Associação Animais de Rua, com vista ao controlo populacional dos animais errantes e silvestres no concelho. A ação foi seguida de perto pelo vereador do pelouro, Manuel Vítor de Jesus.

Realizada pela primeira vez no concelho alcacerense, a ação segue o programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina, sendo os animais esterilizados ainda identificados eletronicamente com microchip, desparasitados interna e externamente e vacinados para a raiva.

Os gatos esterilizados estão a ser devolvidos com um pequeno corte na orelha esquerda, marca internacional que os identifica do tratamento recebido. A Associação Animais de Rua distribuiu ainda ração pelas cuidadoras das colónias.

A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados, além de ser prejudicial ao bem-estar dos animais, causa problemas aos munícipes associados à sua elevada reprodução, focos de insalubridade, ruído e odores produzidos. Estudos demonstram que, quando numa dada área geográfica, 70% dos gatos de rua são esterilizados, os nascimentos diminuem e a população estabiliza. Não haverá mais ninhadas e as colónias diminuirão com o tempo.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

37 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alcácer do Sal - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alcácer do Sal

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.