Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


PANDEMIA DE COVID-19 – DIVULGAÇÃO DIÁRIA AOS CIDADÃOS

A Comissão Municipal de Proteção Civil da Murtosa na sua reunião realizada no dia 23 de março de 2020, considerou importante a partilha diária, com os cidadãos, de informações que se considerem pertinentes, em termos concelhios, para acompanhamento informado da evolução da pandemia de COVID-19.

Pretende-se, desta forma, que a informação relevante seja disponibilizada à população, de forma fidedigna e devidamente validada pelas diversas instituições que compõem a Comissão Municipal de Proteção Civil.

1 - Segundo dados fornecidos pela Autoridade de Saúde, existem, até ao presente momento, no Concelho da Murtosa, 2 casos de infeção confirmados, encontrando-se 137 cidadãos sob vigilância ativa. Dos infetados há a lamentar 1 óbito.

2 - Na sequência da decisão da comissão, a Câmara Municipal, em estreita colaboração com a Autoridade de Saúde Pública, com o Centro de Saúde da Murtosa e com o Agrupamento de Escolas da Murtosa vai implementar, na Escola Padre António Morais da Fonseca, de forma cautelar, uma resposta, com 24 camas, para o eventual acompanhamento clínico de doentes infetados com o COVID-19. Dada a significativa dimensão da operação logística e os meios necessários, espera-se que a resposta esteja instalada e funcional até ao final da próxima semana.

3 - Por ser também relevante para a qualidade do serviço de saúde prestado aos cidadãos, damos nota do esforço adicional feito pelos Bombeiros Voluntários da Murtosa no sentido de reforçar os meios humanos, para garantir, por via disso, o transporte urgente a todos os cidadãos perante um eventual acréscimo de solicitações.

Tendo em conta que o sucesso coletivo no combate à pandemia que estamos a viver depende, em grande medida, das opções individuais, reiteramos o apelo para todos respeitemos as orientações decorrentes do estado de emergência atual, limitando-se as deslocações ao estritamente necessário e adotando-se medidas de isolamento social, protegendo-se e protegendo os outros.

Dado que todos somos agentes de proteção civil solicita-se a colaboração dos cidadãos na identificação/comunicação de eventuais casos em que o isolamento recomendado possa estar a gerar alguma privação no acesso a bens ou serviços essenciais, nomeadamente no que diz respeito à população mais idosa.

O Presidente da CMPC da Murtosa

Joaquim Baptista




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

30 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Murtosa - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Murtosa

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.