Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Presépios Comunitários: A Alma da Fé

Da criatividade e engenho das populações de Arões e Junqueira (Vale de Cambra) nascem, todos os anos, verdadeiras obras de arte popular de consideráveis dimensões, localizadas nos adros das Igrejas, nos centros dos lugares ou simplesmente, nos campos.

Este costume tão único foi, ao longo dos últimos anos, adotado por outras localidades do concelho, embelezando recantos das suas aldeias com o espírito da partilha, como é o caso da paróquia de Vila Cova de Perrinho e dos lugares de: Casal de Arão (freguesia de Rôge); Mártir (em São Pedro de Castelões), Codal, Lordelo, Vila Chã e Cepelos.

São obras produzias a partir de materiais naturais como o musgo, a palha, a pedra, a madeira, muitas vezes implicando trabalho escultórico para dar forma figuras do presépio.

Marcam de forma única o Natal em Vale de Cambra. Nesse sentido, a Autarquia realizou um Roteiro Digital para todos, mesmo aqueles que não são de cá, conseguirem fazer um périplo por esta autêntica exposição gigante e todo o Concelho.

Os mais de 40 Presépios Comunitários estão patentes até 6 de janeiro de 2020, nas freguesias de Vale de Cambra, e de acordo com o link que pode ser consultado aqui




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

343 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Vale de Cambra - VER TODAS

Natal n&39; O Vale Mágico

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Vale de Cambra

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.