Em 2023 assinalam-se os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni, o arquiteto responsável por obras do século XVIII em Matosinhos como a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Quinta do Chantre, em Leça do Balio, ou o portal da Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo.
Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou uma edição especial do “Moontosinhos” dedicada a Nasoni.
Este ciclo de visitas noturnas à História, ao Património e às Lendas de Matosinhos surgiu em 2013 e realizava-se todos os meses em noites de lua cheia, tendo sido suspenso durante o período pandémico.
Conduzidas pelo historiador Joel Cleto, as visitas a vários locais e monumentos obedecem a uma temática e realizam-se um pouco por todo o concelho, contando com a participação de centenas de pessoas que acompanham o percurso, questionando e interagindo com a equipa de historiadores e arqueólogos da autarquia.
O “Moontosinhos” está, então, de regresso este ano. Estão previstas visitas aos centros históricos de Matosinhos, Leça da Palmeira, Santa Cruz do Bispo, S. Mamede de Infesta e do Porto, numa parceria com a Irmandade/Torre dos Clérigos.
A programação para 2023 será apresentada no próximo dia 28 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos, pelas 21h30, no MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos. A entrada é livre e limitada à lotação da sala.
ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>