Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Baião recebeu nova auditoria no âmbito do processo de certificação como Destino Turístico Sustentável

O Município de Baião, primeiro município português a ser distinguido como Destino Turístico Sustentável, foi alvo de uma nova auditoria, nos dias 23, 24 e 25 de junho, por parte da entidade EartCheck, no âmbito desta certificação.

O auditor internacional visitou a Piscina Municipal Coberta, a Piscina Municipal Descoberta de Campelo e a Estação de Transferência de Baião. Reuniu também nos Paços do Concelho com a Green Team (conjunto de colaboradores do Município responsáveis por este processo) e com dois dos novos elementos que integraram o alargamento desta equipa à Sociedade Civil, Maria Miguel Dinis Correia, da Associação Empresarial de Baião e Sara Pereira da associação  Eco-Simbioses.

A convite do Presidente da Assembleia Municipal, o auditor esteve presente na sessão ordinária deste órgão, realizada em Ancede no dia 25 de junho e apresentou aos deputados municipais e ao público que assistiu ao plenário o processo de certificação de Baião como “Destino Turístico Sustentável”, assim como esclareceu os presentes sobre as suas particularidades e potencialidades e de que forma funciona a intervenção da entidade EartCheck no que diz respeito à certificação.

SUSTENTABILIDADE – UM PROCESSO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

A EartCheck é líder mundial em avaliação comparativa científica e certificação turística, numa perspetiva de que o que é benéfico para o planeta também é bom para as pessoas e para a economia.

Esta entidade certifica entidades e destinos sustentáveis e as rigorosas normas que utiliza são reconhecidas e acreditadas pelo Conselho Global de Turismo Sustentável, que por sua vez é mandatado pelas Nações Unidas.

A certificação como Destino Turístico Sustentável é um processo que implica uma melhoria contínua, por isso os destinos que pretendam abraçar este compromisso são alvo de auditorias anuais, de forma a avaliar a evolução do seu desempenho em todos os critérios definidos.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, referiu que “há muitos anos que Baião se tem vindo a assumir como um município que aposta na preservação e valorização dos seus ativos naturais e ambientais como dínamo da atividade turística.

Este não é o culminar de um processo. É sim um importante passo para patamares crescentes de exigência e, por essa razão, estamos sujeitos anualmente a estas auditorias que analisam se estamos, efetivamente, a cumprir os critérios exigidos, o que está a acontecer.

Em Baião, um território com ativos ambientais consideráveis, com uma enorme mancha florestal e uma orografia desafiante, há vários anos que abraçámos com convicção a necessidade de protegermos o território e, desta forma, o planeta”.

Dora Pinto, da Green Team, referiu que “esta equipa tem-se dedicado nos últimos anos a um extenso trabalho de pesquisa e ação, que resulta em relatórios anuais do desempenho do Município.

Apesar dos bons resultados obtidos, estamos a implementar medidas e iniciativas de melhoria para cumprir as metas de sustentabilidade que nos orientam.

Este é um processo em permanente evolução e que não se esgota quando se atingem determinados patamares de certificação”.

Esta auditoria avaliou uma série de indicadores ambientais, como consumos energéticos, qualidade e racionalização dos consumos de água, reciclagem de resíduos, emissões químicas e ambiência de segurança do destino, compromisso com a comunidade, entre outros.

Estes são posteriormente comparados com a média global de outros destinos sustentáveis e cruzados com aqueles que têm as melhores práticas a nível mundial.

O Município desenvolveu uma página de internet ( https://baiaosustentavel.pt ) dedicada a este processo de certificação, onde o público interessado poderá obter informação sobre recursos turísticos do concelho, visão e política adotadas no âmbito da sustentabilidade, descrição do processo de certificação, comunicação de iniciativas e eventos relacionados com as mesmas temáticas e um espaço dedicado à participação pública




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

53 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.