Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Bombeiros de Loures comemoram 135 anos

 

Depois da formatura geral, a cerimónia seguiu com a inauguração de duas novas viaturas: um veículo urbano de combate a incêndios, de primeira intervenção, que vem substituir outro com cerca de 30 anos, adquirido com a comparticipação da Câmara Municipal de Loures, e um Veículo de Comando Tático, oferecido pela E-Redes.

 

Já no pavilhão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, e após a entrega de diversas condecorações, realizou-se a sessão solene.

 

António Duarte, comandante do corpo de bombeiros, realçou algumas das dificuldades destas associações, nomeadamente “dos corpos de bombeiros que operam nas periferias das grandes cidades” e que se veem confrontados “com os seus meios de resposta inicial esgotados, refletindo uma necessidade premente de repensar, quer o modelo, quer o suporte a estas estruturas, tendo em conta a responsabilidade que todos partilhamos”.

 

“Os bombeiros profissionais são o garante da operacionalidade diária em todos os teatros de operações”, referiu António Duarte. “Mas esta é uma responsabilidade partilhada”, alertou. “Se as associações de bombeiros se continuam a substituir ao Estado, então devem ser vistas como uma extensão do mesmo e o seu trabalho tem de ser acompanhado de perto, no intuito de identificar as fragilidades do sistema”.

 

O presidente da Câmara Municipal de Loures esteve presente na cerimónia, tendo aproveitado a oportunidade para destacar o trabalho dos bombeiros durante a fase mais crítica da pandemia “colocando a sua vida em perigo”.

 

“Esse trabalho é sempre de valorizar, bem como espírito de missão que, em muitos casos, só os bombeiros é que o têm”.

 

Ricardo Leão abordou ainda, o tema da guerra na Ucrânia e os seus efeitos na economia do país, referindo que “temos de ter capacidade de priorizar o que já era prioritário”.

 

Como os bombeiros, segundo o autarca, serão sempre uma prioridade, Ricardo Leão, anunciou a transferência “ainda este ano, de 2,5 milhões de euros para todas as corporações de bombeiros do concelho de Loures”, dando conta que, no próximo mês irão também arrancar as obras de requalificação do quartel dos Bombeiros de Loures. “Trata-se de uma intervenção financiada a 100% pela Câmara, num investimento de mais de 150 mil euros”, concluiu.

 

Intervieram também nesta cerimónia o presidente da Mesa da Assembleia Geral dos Bombeiros, Júlio Mestre, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Duarte da Costa, o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Marco Martins, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, António Carvalho, e a presidente da Direção dos Bombeiros de Loures, Cristina Escórcio.

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

63 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.