Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

GNR plantam árvores com nomes de músicas em Amarante para assinalar o Dia da Floresta Autóctone

O Município de Amarante recebeu dos GNR 41 árvores autóctones para plantar no concelho, um número simbólico que remete para os anos de carreira que estão a celebrar. Esta iniciativa da Escola Secundária de Amarante, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, assinala o Dia da Floresta Autóctone apelando à participação da comunidade escolar.

Rui Reininho, Tóli César Machado e Jorge Romão apadrinharam esta plantação que se enquadra na estratégia de promoção e conservação do Campus Escolar e pretende sensibilizar para a proteção e conservação da natureza e da biodiversidade.

"A preocupação com o ambiente é transversal aos três. Temos em comum o cuidado com o planeta e queremos pedir-vos para estarem alerta porque não há plano b. Felizmente vocês, as novas gerações, têm uma maior consciência social e ambiental, são mais militantes e ativos", afirmou o baixista dos GNR, Jorge Romão. Ideia corroborada por Rui Reininho que deixou um apelo aos alunos: “Vocês são o futuro e já que nós não soubemos cuidar do planeta, por isso nos sentimos tão culpados, salvem-nos por favor!"

Porque “um pequeno gesto de cada um de nós pode fazer a diferença no planeta", defendeu José Luís Gaspar, “temos de nos unir em defesa do ambiente, da harmonia e sustentabilidade do planeta”. O presidente do Município felicitou ainda os GNR pelos 41 anos de carreira, “pela música que tanto gostamos, pelo percurso e por tudo o que têm dado à Cultura portuguesa”.

Num dia em que se falou de ambiente, educação e cultura, houve também espaço para a tecnologia uma vez que cada árvore plantada, a que se deu o nome de músicas dos GNR, tem uma placa com um QRCode identificativo da espécie.

Após esta ação, Amarante continua a assinalar o Dia da Floresta Autóctone. Em Aboadela e Vila Meã realizaram-se já oficinas de reflorestação, mas também estão programadas visitas guiadas ao Trilho Marão Sangue Azul e ao Trilho PR1 do Marancinho, saídas de campo com as escolas, oficinas de famílias sobre biodiversidade e floresta, ciclos de conversas sobre temáticas convergentes. Os interessados em participar nestas iniciativas devem inscrever-se on-line (https://forms.gle/tg8qbCb9yK98RzHK6). Um programa no âmbito de uma candidatura ao Fundo Ambiental com o tema “Amarante + Natural”.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

58 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Amarante - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Amarante

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.