Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara Municipal do Fundão

Menu do Município

As raízes históricas do Fundão remontam à Proto-história, período que regista a existência de um Castro da Idade do Bronze (1º Milénio a. C.) no Monte De S. Brás, contraforte da Serra da Gardunha sobranceiro à atual cidade. Do período Romano sobreviveram até aos nosso dias testemunhos materiais que atestam a farta ocupação destras paragens nessa época: casais, villae e inscrições epigráficas latinas.

Da Idade média, mais concretamente ao tempo da fundação da nacionalidade, perduraram templos diversos e a própria Igreja Matriz, com a invocação de S. Martinho, que conglomerava um conjunto de dezassete casais, segundo as Inquirições de D. Dinis, datadas de 1314.

Contudo, foi ao dealbar dos séculos XV e XVI, sobretudo neste último, que o Fundão ganha foros de excecional desenvolvimento económico e expansão urbana. O incremento das industrias manufatureiras é um fator determinante de uma expansão assinalável: os códices, abalizam a atividade de tecelões, pisoeiros, mercadores, tratantes, borracheiros, fundidores e imaginários.

À multiplicação de unidades industriais verificada no séc. XVII e criação da Real Fábrica-Escola pelo Marquês de Pombal, corresponde um estatuto socioeconómico que vai valer ao Fundão, no século XVIII, a elevação à categoria de Vila e criação do respetivo Concelho (1747).

É, desse 1988, cidade e sede de Concelho.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Neste Municipio

Empresas Neste Municipio

Previsão do tempo para os próximos 5 dias
No distrito de Castelo Branco


2019-11-11


Classificação: Céu Parcialmente Nublado
Vento Previsto: Moderado NW
Probabilidade de Precipitação: 0.0%
Temperatura Mínima: 8.4º
Temperatura Máxima: 17.3º

2019-11-12


Classificação: Aguaceiros Fracos
Vento Previsto: Moderado SW
Probabilidade de Precipitação: 40.0%
Temperatura Mínima: 5.5º
Temperatura Máxima: 15.6º

2019-11-13


Classificação: Aguaceiros
Vento Previsto: Moderado NW
Probabilidade de Precipitação: 40.0%
Temperatura Mínima: 8.3º
Temperatura Máxima: 18.5º

2019-11-14


Classificação: Aguaceiros Fracos
Vento Previsto: Moderado W
Probabilidade de Precipitação: 95.0%
Temperatura Mínima: 6.4º
Temperatura Máxima: 11.8º

2019-11-15


Classificação: Céu Limpo
Vento Previsto: Moderado NW
Probabilidade de Precipitação: 1.0%
Temperatura Mínima: 3.5º
Temperatura Máxima: 11.1º

Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

O Centro Ciência Viva de Proença-a- Nova situa-se no Pinhal Interior Sul do concelho de Castelo Branco e o tema não podia ser outro: a Floresta. O edifício do arquiteto João Teixeira inspira-se no corte transversal de um tronco de pinheiro, determinando a disposição circular dos espaços. O Centro está rodeado por um ambiente de floresta com um lago, sobre o qual se debruça a esplanada do bar, levando os visitantes a refletir sobre o equilíbrio ecológico do planeta.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Estrada Nacional 241, Moitas
6150 - 345 Proença-a-Nova
GPS: 39.7333641052, -7.8759531975
(+351) 274 670 220

Horários:
Horário regular: 9h30 - 18h30 (terça a domingo incluindo feriados)
Horário de Verão (junho a setembro): 9h30 - 18h30 (terça a sexta) | 10h30 ?19h30 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente neste concelho.





Visite a página no Facebook deste Municipio

Freguesias na Câmara Municipal do Fundão

Alcaide Alcaria Alcongosta Alpedrinha Barroca Bogas de Cima Capinha Castelejo Castelo Novo Enxames Fatela União das Freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo União das Freguesias de Janeiro de Cima e Bogas de Baixo Lavacolhos Orca Pêro Viseu União das Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo Três Povos Silvares Soalheira Souto da Casa Telhado União das Freguesias de Vale de Prazeres e Mata da Rainha