Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Pontos de Interesse na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Menu do Município

Vila Nova de Famalicão (conhecida frequentemente apenas como Famalicão) é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave, com cerca de 33 045 habitantes (2011).2 Situa-se a uma altitude média de 97 metros.

É sede de um município com 201,85 km² de área e 133 832 habitantes (2011),1 subdividido em 49 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Braga, a leste por Guimarães, a sul por Santo Tirso e Trofa, a oeste por Vila do Conde e Póvoa de Varzim e a noroeste por Barcelos. Foi criado em 1835 por desmembramento de Barcelos e elevada à categoria de cidade em 1985.

A cidade em si resume-se nas palavras do cineasta português Manoel de Oliveira: «Origens lendárias de Famalicão - centro de comunicação rodoviária e ferroviária, entre várias localidades do Norte. As alegres e pitorescas ruas. Acontecimentos registados nos jornais da terra. Edifício - hospital da Misericórdia, Câmara Municipal. Monumento a Camilo Castelo Branco. Casa de Camilo, em São Miguel de Ceide. Trabalho nos campos. Igrejas. Os arredores românticos. Indústrias de fiação e tecidos, de botões e de relógios (única na Península). Aspectos típicos: vindimas, malhadas, feira».

Na própria filmografia do realizador, deparamo-nos, em 1941, com uma película dedicada à cidade de Famalicão.

Os habitantes de Famalicão chamam-se Famalicenses.


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Neste Municipio

Empresas Neste Municipio