Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Executivo da Freguesia de Falagueira - Venda Nova

Freguesia de Falagueira - Venda Nova - Municipio de Amadora

Menu da Freguesia

Falagueira foi uma freguesia portuguesa do concelho da Amadora, com 1,48km de área e 14 531 habitantes (2011). Densidade: 9 818,2 hab/km.

 

Até 12 de julho de 1997, a freguesia era designada por Falagueira-Venda Nova; nessa altura, a Venda Nova tornou-se uma freguesia independente, tomando a Falagueira o seu actual nome.

 

Foi extinta em 2013, no u00e2mbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Venda Nova, para recriar a freguesia denominada Falagueira-Venda Nova.

 

Tem como Santa Padroeira Nossa Senhora da Lapa.

 

Caracterização

Foi desmembrada da anterior freguesia da Amadora, aquando da sua elevação a município (em 17 de Setembro de 1979, por secessão do concelho de Oeiras), e que resultou da reorganização administrativa que levou à repartição da anterior freguesia da Amadora em sete (Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira-Venda Nova, Mina e Reboleira).


A freguesia foi reordenada em 12 de Julho de 1997, pela Lei 37/1997, sendo extinta e surgindo em seu lugar duas novas:
a Falagueira e a Venda Nova. Foi recriada em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, integrando o território das antigas freguesias de Falagueira e Venda Nova e voltando a designar-se Freguesia da Falagueira - Venda Nova.

 

Uma breve história de dois grandes espaços

A Falagueira é um dos núcleos populacionais mais antigos da Amadora, como é atestado por algumas ilhas de arquitetura tradicional da região saloia, como é o caso da que resta da antiga aldeia da Falagueira.

A história da Falagueira ficou ligada à rede de comunicações anterior à construção do caminho de ferro, com o aparecimento, na Porcalhota, de serviços de apoio à circulação, no local do entroncamento das atuais Rua Elias Garcia (antiga estrada de Sintra ou Estrada Real) e Estrada da Falagueira. Surgem, assim, por exemplo, o Chafariz da Porcalhota e o antigo Pedro dos Coelhos, casa de pasto referida por Eça de Queirós no livro Os Maias. 

O território da Venda Nova pertenceu à freguesia de Benfica até esta ser amputada, em 1886, da parte exterior à nova Estrada da Circunvalação de Lisboa. A estrada passou a construir o limite fiscal da capital, consubstanciado com a construção das Portas de Benfica, posto onde a guarda fiscal cobrava taxas pela entrada em Lisboa de mercadorias provenientes dos concelhos limítrofes.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Situado no Parque das Nações, em Lisboa, é o maior centro interativo de ciência e tecnologia do país. Ao longo de mais de 11 000 m2, o conhecimento científico alia-se à emoção e ao prazer da descoberta. Grandes exposições temáticas e centenas de módulos interativos estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação por parte de visitantes de todas as idades.

O Pavilhão do Conhecimento ocupa o edifício do Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo’98, uma obra premiada do arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Largo José Mariano Gago, Parque das Nações
1990 - 223 Lisboa
GPS: 38.7603607178, -9.0956153870
(+351) 218 917 100

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a sexta-feira)
11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

O Planetário Calouste Gulbenkian surge do sonho e da iniciativa do Comandante Eugénio Conceição Silva, Oficial da Marinha e brilhante astrónomo amador. Projetado pelo arquiteto Frederico George, foi construído com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1963 e 1965. Em 2004 e 2005 o Planetário foi alvo de uma extensa recuperação, fruto de uma parceria com a Ciência Viva, que se tornou assim no seu principal parceiro. O actual projetor consegue apresentar mais de 9 000 estrelas, bem como a Via Láctea, cúmulos estrelares e nebulosas, as figuras das constelações e linhas didáticas auxiliares.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praça do Império
1400 - 206 Lisboa
GPS: 38.6983375549, -9.2089462280
(+351) 210 977 350

Horários:

Terça a sexta-feira: 9h30 - 12h00 e 13h45 - 16h00
Sábado: 13h45 - 16h30

Saber mais sobre Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados