Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Meirinhas

Freguesia de Meirinhas - Municipio de Pombal

Menu da Freguesia

Meirinhas é uma freguesia portuguesa do concelho de Pombal, com 9,04km de área e 1 775 habitantes (2011). Densidade: 196,3 hab/km.

 

Fez parte da freguesia de Vermoil até à sua criação a 31 de Dezembro de 1984.

 

Geograficamente a freguesia de Meirinhas é delimitada a Oeste pelas faixas de protecção da auto-estrada Lisboa-Porto, a Norte pelas áreas agrícolas do Vale da Ribeira do Palão, a Este pelas áreas agrícolas do Vale da Ribeira da Venda Nova e a Sul pelo Vale do Carregal e Cova do Freixo. O aglomerado urbano inclui Meirinhas de Cima, Meirinhas de Baixo e Palão. O desenvolvimento sócio-económico de Meirinhas deve-se exclusivamente às suas gentes, que, sem apoio de subsídios do poder central, irradiaram dos seus domínios a pobreza através da industrialização e da agricultura. Actualmente, a freguesia de Meirinhas inscreve-se como um importante e diversificado polo industrial e como o maior centro de camionagem do País.

 

Lugares da Freguesia: - Achadas; Alto do Covão; Barreiras; Casal de Além; Chanheira; Charneca do Leiroso; Escoura; Meirinhas de Baixo; Meirinhas de Cima; Palão; Presa; Terrinha Longuinha; Vale da Areeira; Vale da Morte; Vale de S. Francisco; Vale Galegos; Vale Travasso

 

Anualmente tem as festas em honra de Nossa Senhora das Dores e de Santo António no penu00faltimo fim-de-semana de Agosto, onde se apresenta o que Meirinhas tem de melhor, sempre com a actuação de bandas portuguesas e como não poderia deixar de ser, o serviço de bar e quermesse.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados