Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Boliqueime - Municipio de Loulé

Menu da Freguesia

Boliqueime é uma freguesia portuguesa do concelho de Loulé , com 46,21km de área e uma população de 4 973 habitantes (segundo o INE, censo 2011), tendo uma densidade populacional de 107,6 h/km.


Boliqueime é sede de freguesia, com 42 quilómetros quadrados de extensão, e mais de 6000 habitantes. Pela prefeitura foi esta freguesia unida ao Concelho de Albufeira. Pela Lei de 17 de Abril de 1838 anexada ao antigo Concelho de Loulé, tendo voltado a pertencer ao Concelho de Albufeira entre 10 de Julho de 1839 e 24 de Outubro de 1855, data em que Boliqueime passou, definitivamente, a integrar o novo Concelho de Loulé onde permanece até aos nossos dias.


Boliqueime surgiu onde se encontram olhos du2019água. O topónimo "Boliqueime" deriva do italiano "bulicame" que significa "fonte termal", estando a criação desta aldeia ligada aos genoveses, venezianos e sicilianos que nos séculos XIII, XIV e XV demandavam a costa algarvia para a pesca do atum e da baleia e iam aos Olhos Du2019água (ou seja a Boliqueime) carregar a indispensável água potável. Obviamente o sufixo português "-queime" substituí o falso sufixo italiano "-came", asim exprimindo o sentido do adjetivo "termal".


Este nome, que agradou aos seus naturais, foi adoptado pelos populares e ficou na povoação desde que Boliqueime se u201cdeslocouu201d para onde actualmente está implantado.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!