Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

A Lenda da Senhora da Lapa

Na beira Alta, entre Aguiar da Beira e Sernancelhe, existe uma santa de nome Senhora da Lapa, venerada por muita gente, sendo motivo de uma importante romaria a 10 de Junho, 15 de Agosto e 8 de Setembro.


Conta a lenda que a imagem da Senhora da Lapa apareceu num local escondido, num penedo de difícil acesso.

 

Há muito tempo atrás, uma capela foi construida em sua homenagem, para que os devotos lhe pudessem chegar, no entanto, a santa, cada vez que a punham no altar da nova capela, fugia de madrugada para o seu penedo. Tantas vezes se verificou esta insólita situação, que acabou por se construir nova capela no penedo, onde ainda permanece.


A Senhora da lapa está um local tão inacessível, que para vê-la, tem de se entrar de lado, num estreita passagem entre rochas. Consta que apesar da pouca largura da passagem, uma pessoa mesmo que bastante forte, consegue sempre passar, desde que de lado. Já uma pessoa por mais magrinha que seja, se não entrar também de lado, não consegue passar.

 

De entre os inúmeros milagres proporcionados pela santa, conta-se que um dia, um viajante exausto de tanto caminhar, se encostou a uma árvore próximo do penedo e ali adormeceu de boca aberta.

ad_horizontal
Uma cobra aproveitando o descanso da vítima, esgueirando-se suavemente pela sua boca. O homem acordou de repente e apavorado, invocou o nome da santa:
"Valha-me a Senhora da Lapa!"


De imediato, a cobra inverteu o seu caminho. Virou a cabeça para fora, ficando com o seu corpo entalado na boca do homem.


O viajante sem hesitar, puxou a cobra para o chão esmagando-lhe a cabeça, ficando a salvo.

POR: PNMF




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
725 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE




DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO / QUESTÃO SOBRE ESTE TEMA: