Portal Nacional dos Municipios e Freguesias


Município atribui Medalha de Mérito Municipal ao “Chefe Gastão” fundador do agrupamento escutista de Paredes

Município atribui Medalha de Mérito Municipal ao “Chefe Gastão” fundador do agrupamento escutista de Paredes

Cerca de 300 escuteiros vão reunir-se no Parque da Cidade de Paredes, no próximo domingo, 23 de setembro, na homenagem ao Chefe Gastão.

O ACAPAREDES é uma atividade que reúne, pela primeira vez, todos os escuteiros do concelho de Paredes e que servirá de mote para homenagear o fundador do primeiro agrupamento escutista no concelho, o “Chefe Gastão”.

Após a eucaristia, o Município de Paredes vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a Adriano Gastão de Oliveira Moreira, em conformidade com o regulamento de condecorações do Município de Paredes, por ter fundado o primeiro agrupamento escutista em Paredes e fomentado os valores do escutismo nos jovens paredenses.

Refira-se que a proposta de atribuição deste título foi aprovada esta semana em sede de reunião do Executivo paredense.

Recorde-se que o “Chefe Gastão” ingressou no movimento escutista aos 14 anos, no Agrupamento de Escutas da Paróquia de Campanhã, no Porto. Aos 18 anos alistou-se no Exército Português, onde fez a sua carreira profissional.

Em 1977, fundou o Agrupamento n.º 519 de Paredes, sendo este o primeiro agrupamento escutista no concelho de Paredes.

O “Chefe Gastão”, como é tratado no meio escutista e na sociedade, é o rosto mais visível do escutismo em Paredes. Como dirigente, desempenhou tarefas de relevo ao longo de 41 anos dedicados ao escutismo, com destaque para a implementação de mais agrupamentos no Concelho de Paredes. Destacou-se, igualmente, na representação de Paredes nas diversas atividades organizadas pelo país, chegando a receber um voto de louvor atribuído, em 1980, por ser pioneiro na descida do Rio Douro em jangada, onde envolveu 50 caminheiros.

Como Chefe de Agrupamento construiu a melhor sede à época a nível nacional para o agrupamento 519 de Paredes. Este Movimento veio fazer um enriquecimento no Concelho de Paredes, pois foi possível educar os jovens para que estes desempenhem um papel construtivo na sociedade.

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Paredes

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Paredes - VER TODAS