Bem Vindo a<br>Camara Municipal de Ovar

Câmara Municipal de Ovar

Menu do Município

Ovar é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 16 849 habitantes2 .
É sede de um município com 147,52 km² de área e 55 377 habitantes (2011)1 , correspondendo a uma densidade populacional de 375 habitantes/km², estando subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Espinho, a nordeste pelo de Santa Maria da Feira, a leste pelo de Oliveira de Azeméis, a sul pelo de Estarreja e pelo da Murtosa e a oeste pelo Oceano Atlântico, que banha perto de 15 km da sua costa, contribuindo para um clima ameno e praias agradáveis.

A paisagem do concelho é marcada por uma fantástica combinação de ria, mar e floresta. Três fatores de atração turística, devido à beleza e qualidade ambiental das praias – 15 km de costa atlântica -, às atividades ao ar livre na floresta e aos desportos náuticos na Ria, vela e canoagem.


Ovar, um território de emoções!
Ovar é um Município com extraordinárias potencialidades turísticas. Tem um rico património natural, ambiental, cultural, gastronómico, arquitetónico e religioso. É cruzado por um misto de sensações e emoções, numa combinação perfeita entre a ria, o mar e a floresta.


Património natural e ambiental: Ovar dispõe de uma extensa orla costeira, composta por quilómetros de praias de areia fina e branca, com ondas que convidam à prática de surf. Praias detentoras do galardão Bandeira Azul da Europa, acessíveis e, algumas, com Qualidade de Ouro. Oferece paisagens naturais surpreendentes que proporcionam momentos de puro prazer e tranquilidade absoluta. Caminhadas ou passeios de bicicleta com vista para o mar ou pelos parques urbanos e ambientais, ou pelas ciclovias e ecopistas, passeios de barco pela ria, são algumas das vivências inesquecíveis que aqui podem ser experimentadas.


Património cultural e gastronómico: aqui encontramos um conjunto de manifestações culturais que identificam e diferenciam as gentes de Ovar. Eventos que imprimem sensações e cor. No verão destacamos O FESTA, o programa Animar as Praias, as Festas do Mar e as Festas Populares, o Cruzeiro da Ria e o Festival Surf at Night. Preservando produtos e técnicas antigas, Ovar oferece uma combinação de sabores da Ria (Caldeirada de Enguias) e da Terra (Rojões à Lavrador, com predominância na freguesia de Válega), sempre acompanhados pelo afamado Pão-de-Ló de Ovar.


Património arquitetónico e religioso: Ovar também é conhecida como a cidade-museu do azulejo. Em todas as freguesias existem museus, património material e um legado religioso onde a memória e a ciência se conjugam.


Conteúdo Brevemente Disponível

Empresas Neste Municipio