Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Carregueira - Municipio de Chamusca

Menu da Freguesia

A Freguesia da Carregueira é ainda  relativamente jovem, tendo no seu desenvolvimento económico e social, a principal razão para que, em conjunto com o Arripiado se desanexassem da Freguesia do Pinheiro Grande em 4 de Outubro de 1985. Sendo um local onde predomina a pequena propriedade com terrenos férteis e água abundante, tornou-se, no início do séc. XX, um ponto de fixação para muitas famílias, essencialmente vindas das zonas de Abrantes, Fátima, Ourém e Sardoal.
 
O maior passo no desenvolvimento desta Freguesia deu-se a partir de 1985. Desde então, a freguesia de Carregueira tem vindo a melhorar as suas infra-estruturas, com o asfaltamento de estradas, a construção da rede de abastecimento público de água, a criação de extensões de saúde na Carregueira e Arripiado, a abertura de um Centro de Apoio Social, entre outras.
 
Famosa pelos seus Laranjais, esta freguesia centra a sua actividade económica na Agricultura, Construção Cívil, Comércio e a Pequena Indústria e recentemente no Eco-Parque do Relvão, área industrial dedicada ao Ambiente, Resíduos e Energia.
 
Um pouco mais a norte fica a lendária aldeia do Arripiado, que é uma pequena povoação pertencente à Freguesia da Carregueira, onde predomina a grande propriedade. Fica situada na margem esquerda do Tejo, e nela habitam cerca de quatrocentos habitantes. Tipicamente ribeirinha, detém grandes recursos turísticos e culturais, tendo sido objecto de vários projectos de revitalização urbana, como é disso exemplo, a Zona Ribeirinha do Arripiado e o Miradouro do Almourol.
 
Após um período mais difícil em que o êxodo de jovens chegou a pôr em causa a regeneração desta aldeia, o Arripiado, graças a um plano de revitalização posto em prática a partir de 1994, tem vindo a inverter o rumo dos acontecimentos. Hoje em dia, é um local privilegiado para quem procura um ambiente calmo, limpo e harmonioso para passar o tempo, e com diversas ofertas de lazer.

Horário de Atendimento ao Público (Todos os dias úteis)

Manhãs: Das 09h00 às 13h00 
Tardes: Das 14h00 às 18h00

 

Actividades Económicas: Agricultura; Construção Cívil; Comércio; Indústria;

Festas e Romarias: Festa do Rio e das Aldeias, Procissão de São Marcos e Nossa Senhora da Piedade (15 Agosto). 

 

 




Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.