Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Bonfim - Municipio de Porto

Menu da Freguesia

O Bonfim é uma freguesia da cidade do Porto que conta, atualmente, com 176 anos de existência. A freguesia e paróquia do Bonfim foram criadas a 11 de dezembro de 1841, por decreto governamental assinado por Costa Cabral durante o reinado de D. Maria II. A freguesia constituiu-se, então, por meio de um pequeno território que foi suprimido à freguesia da Sé, ao qual se somou também uma parte do território pertencente às freguesias de Santo Ildefonso e de Campanhã.

Em meados do século XIX, o Bonfim tornou-se no principal polo industrial da cidade do Porto, no qual predominava a indústria têxtil. Na paisagem destacavam-se as altas chaminés e a movimentação apressada dos operários das fábricas, que pautava o quotidiano da freguesia. De facto, naquele período, o Bonfim assumia-se como um verdadeiro cluster industrial, detendo o maior número de operários e estabelecimentos fabris de que há registo na cidade. A instalação massiva de fábricas nesta parte oriental da cidade do Porto conduziu à multiplicação de uma solução habitacional conhecida como «ilha», que se foi espraiando um pouco por toda a freguesia, mas com maior expressividade em S. Vítor, Gomes Freire e Praça da Alegria.

Ao mesmo tempo que proliferavam «ilhas», foram-se erguendo grandes palacetes, construídos com materiais de qualidade e mandados edificar por capitalistas, industriais e grandes comerciantes, muitos deles brasileiros de torna-viagem que enriqueceram em Terras de Vera Cruz. Nestes edifícios encontrávamos espécies exóticas dessa terra longínqua e soluções arquitetónicas inovadoras que marcaram uma época e que ainda hoje podem ser apreciadas. Muitos desses «brasileiros» – como assim eram conhecidos – investiram largas somas de dinheiro na freguesia, não só nas suas habitações, mas também nas fábricas de tecelagem e cerâmica e em melhoramentos infraestruturais. 

Mais recentemente, as fábricas de outros tempos deixaram de laborar e deram lugar a diferentes atividades económicas, tais como o comércio e a restauração, as estruturas vocacionadas ao ensino e à saúde, as instituições bancárias, as pequenas empresas e os serviços, sendo importante não esquecer o turismo, que age como divulgador e impulsionador da cultura e do património da freguesia do Bonfim.

Visite o nosso website e siga-nos no Facebook.




Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Vila do Conde

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde está situado numa antiga cadeia do início do século XX de arquitetura invulgar. O edifício foi adaptado às novas funções, conservando algumas memórias do passado. Este centro de ciência tem como temas principais a água e o sangue.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Avenida Bernardino Machado, 96
4480 - 657 Vila do Conde
GPS: 41.3543357849, -8.7340288162
(+351) 252 633 383

Horários:
10h - 13h e das 14h - 18h (terça a sábado)
Aberto aos domingos para grupos superiores a 10 pessoas com marcação prévia
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Situada num dos locais mais emblemáticos do Porto – o Jardim Botânico, a Galeria da Biodiversidade constitui-se como o primeiro Centro Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade.

Um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando uma panóplia de experiências sensoriais, propositada e cuidadosamente concebidas para celebrar a diversidade da vida, a Galeria da Biodiversidade é o primeiro espaço museológico do mundo criado de raiz segundo a filosofia da museologia total.

Neste local, os visitantes poderão encontrar um conjunto exemplar de 49 módulos expositivos e instalações, muitos dos quais desenvolvidos ou adaptados especificamente para a sua exposição permanente, que se organizam em 15 temas principais através dos quais se abordam os mais variados aspectos da diversidade biológica e cultural que hoje conhecemos. Com funcionalidades e características sem paralelo a nível mundial, e devidamente enquadradas numa gama extraordinariamente rica e diversificada de recursos museográficos, que vão desde modelos mecânicos até às mais sofisticadas plataformas multimédia e audiovisuais, esta nova e única plataforma cultural convidará os visitantes a embarcar numa viagem através da ciência, literatura e arte, durante a qual serão contadas as mais belas histórias sobre a vida.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua do Campo Alegre, 1191
4150-181 Porto
GPS: 41.1536598206, -8.6425714493
(+351) 220 408 727

Horários:

Galeria da Biodiversidade:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Jardim Botânico do Porto:
10h00 - 18h00 (todos os dias)
09h00 - 19h00 (Horário de Verão - 1 de Abril a 30 de Setembro)
Encerra apenas nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Saber mais sobre Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

O Planetário do Porto foi construído em 1998 com a missão de promover a cultura científica junto da população, bem como proporcionar aos jovens, sobretudo através da astronomia, a motivação para a ciência e a tecnologia e a oportunidade de iniciação à observação e experimentação.

A sua programação, animação e gestão científica são do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Tem uma cúpula de 12,5 m de diâmetro. Em 2015 o sistema de projeção foi totalmente renovado, convertendo-se ao digital.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua das Estrelas
4150 - 762 Porto
GPS: 41.1507186890, -8.6406564713
(+351) 226 089 800

Saber mais sobre Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva