Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Vila Nova

Freguesia de Vila Nova - Municipio de Praia da Vitória

Menu da Freguesia

 A meio do Oceano Atlântico, no Grupo Central do Arquipélago dos Açores, está a ilha Terceira, primeiramente chamada Ilha de Jesus Cristo. A Vila Nova, pertence a esta linda ilha, localizando-se a 10 quilómetros da sede do concelho – Praia da Vitória – entre as Lajes e  a Agualva. 

Está situada na costa norte da ilha, junto da porta com o mesmo nome.

Para sermos mais precisos a uma latitude de 38º 78’ N e a uma longitude de 27º15’ O.

Tem uma área 217,2 hab./km², ficando à altitude de 1 metro.

Sobre a história desta freguesia à pouca documentação. Mas na nossa pesquisa conseguimos apurar dados que nos permitem fazer uma breve resenha histórica.

A Vila Nova já era freguesia antes de 1482 e local privilegiado para a habitação, aliás um dos sítios mais nobres de toda a ilha. Por isso Antão Martins Homem queriam conceder a carta de Foral para que este lugar fosse elevado à categoria de Vila, mas os seus habitantes, pensando nos pesados impostos que iriam pagar, recusaram esta elevação, vindo precisamente daí o nome da freguesia – Vila Nova.

Pensa-se que em 1488 já era Paróquia e já tinha a sua Igreja Matriz, até aos nossos dias muito alterada, é a terceira mais antiga da ilha, sendo consagrada ao Divino Espírito Santo, patrono desta freguesia.

A nível demográfico, a Vila Nova tem evoluído semelhante aos Açores. Até à metade do passado século a população aumento, mas a partir daí começou a decrescer e chagando aos dias de hoje temos ao população de 1800 habitantes.

Nesta freguesia a população dedica-se principalmente à agricultura, por ser um sítio distante dos principais sítios de venda principal – Praia da Vitória e Angra do Heroísmo –, à pesca, visto esta freguesia ter um óptimo porto de pescas e fica no litoral, comércio, serviços, panificação, construção civil e realização de trabalhos na Base aérea n.º 4.

É frequente dizer-se que os Açores são constituídos por oito ilhas e um parque de diversões – Ilha Terceira.

A Vila Nova não foge à regra, logo no início do ano temos o Carnaval, que começa no Sábado e vai até ao dia de Entrudo, onde pelo salão desta e de todas as freguesias passam bailinhos e danças que retratam de forma humorísticas a situação nacional e regional.

Depois temos a festa do Divino Espírito Santo durante 8 semanas, desde a Páscoa até ao Domingo da Santíssima Trindade, onde todos os dias é rezado o Santo Terço, normalmente pelas 22 horas.

      Também celebra-se o São João com uma pequena festa, com uma tourada e cantoria.

Em Junho, dá-se a festa de Nossa Senhora da Ajuda, onde os pescadores prestam a sua homenagem a Nossa Senhora e a São Pedro, e ao mesmo tempo pedindo a bênção divina para a sua actividade piscatória. 

      Por fim, no último fim-de-semana de Agosto, realiza-se a festa em honra do Sagrado Coração de Jesus, festa que se inicia no Sábado e que vai até à quinta-feira, onde se realizam diversas actividades culturais e desportivas.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados