CALOR EXTREMO - RECOMENDAÇÕES DA DGS
SAIBA MAIS AQUI

Freguesia de Assentis

Menu da Freguesia

Assentiz (também grafado Assentis, grafia não oficial) é uma freguesia portuguesa do concelho de Torres Novas, com 32,82 km² de área[2] e 2 921 habitantes (2011[3]). A sua densidade populacional é 89,0 hab/km².

A freguesia de Assentis é formada por um vasto conjunto de lugares e povoações: Alvorão, Assentis, Beselga de Baixo, Beselga de Cima, Carvalhal do Pombo, Casais de Igreja, Casal da Fonte, Casal das Pimenteiras, Charruada, Fungalvaz, Moreiras Grandes, Moreiras Pequenas, Outeiro Grande, Outeiro Pequeno, Vales de Baixo e Vales de Cima.

Rezam as lendas que a freguesia foi palco de uma carnificina de cristãos por parte dos Romanos e aqui foram descobertas presumíveis ossadas dos mártires da extinta cidade de Concórdia, uma cidade da antiga Lusitânia (segundo a Enciclopédia Portuguesa e Brasileira). Daí o topónimo Assentis derivar de “assen”, uma derivação de “Loco de Sanctis”. No vizinho lugar de Beselga, antiga cidade de Besulci, foi encontrada uma coluna de pedra trabalhada em espiral que comprova a presença de habitantes neste período romano. A freguesia juntou ao longo dos séculos um rico património, espelhado na igreja-matriz em honra de Nossa Senhora da Purificação, e nas inúmeras capelas seculares das povoações. Destaque ainda para os dois cruzeiros, em Assentis e Carvalhal do Pombo.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

PUBLICIDADE