Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães

Freguesia de União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães - Municipio de Oliveira de Frades

Menu da Freguesia

União de Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães

Com a reforma administrativa aprovada em 2013, as freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães, fundiram-se na União de Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães.

A sede da Junta da União de Freguesias encontra-se na Praça Luís Bandeira, em pleno coração do centro histórico do concelho, em Oliveira de Frades. A Praça Luís Bandeira, foi no passado o centro cívico da vila de Oliveira de Frades, onde se localizavam as principais casas de comércio e onde funcionavam diversos serviços públicos. O edifício que hoje acolhe o Museu Municipal, já funcionou com Correios, sede dos Bombeiros e em épocas remotas, Câmara Municipal e até cadeia.
O crescimento e desenvolvimento da vila, com a criação de outros pontos de interesse e de atracão social, conduziram esta praça ao esquecimento e perdeu a sua glória do passado. Contudo, a recuperação deste espaço, inaugurado a 31 de Outubro de 1993, deu uma fisionomia renovada e uma nova dinâmica a este local.
Hoje, no centro da praça, exibe-se o pelourinho, símbolo de justiça e autonomia municipal, aqui estão, também, localizados o Museu Municipal, o Espaço Internet, o Espaço Cidadão, algumas lojas de comércio e a Junta da União de Freguesias. O espaço físico eleito para receber a sede da Junta da União de Freguesias é, também, um espaço com história. Aqui se exibe a belíssima janela dita «quinhentista», distinta das demais do edifício. O seu nome deve-se à sua fisionomia plástica, semelhante ao gosto renascentista.
A União de Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães apresenta-se como uma terra com muita histórica e património, mas, simultaneamente, com uma vertente voltada para o progresso e futuro, testemunham-no a dinâmica da zona industrial, importante polo de empregabilidade, e a albufeira de Sejães, estrutura, num futuro próximo, de fomento turístico.


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados