Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Torne a sua casa mais eficiente ao poupar energia e aomesmo tempo que cuida do ambiente

Torne a sua casa mais eficiente ao poupar energia e aomesmo tempo que cuida do ambiente

Publicado em: 16-11-2021

O inverno e o frio estão a chegar, e por isso o normal é que o consumo energético nestes meses duplique. Nos dias que correm é cada vez mais recorrente a abordagem de temas como sustentabilidade e poupança de energia, que neste caso estão fortemente relacionados. A pergunta é: por que razão? Talvez por não estarmos realmente tão conscientes do impacto que cada uma das nossas ações tem no meio ambiente.

Se está preocupado com o meio ambiente, mas não sabe bem por onde começar para a sua preservação, deixaremos aqui algumas propostas que o ajudarão a ser mais ecológico e sustentável em sua casa ao mesmo tempo que poupa nas contas de eletricidade.

 

No entanto, sabia que está em curso um programa de apoio para tornar a sua casa mais eficiente?

 

Programa Vale Eficiência - aumente a eficiência energética da sua casa

 

No dia  31 de Agosto de 2021, assistimos ao lançamento de programa que abrange as famílias beneficiárias da tarifa social de energia, onde já podem receber vales que oferecem reformas e obras para aumento da eficiência energética da casa.

 

O custo das obras podem ser liquidadas através da apresentação destes vales e dão a possibilidade de substituir janelas de classe A, melhorias no isolamento térmico, e ainda instalação de sistemas de ar condicionado e aquecimento, e ainda  também a melhoria do sistema de águas quentes (bombas de calor, caldeiras etc).

 

Após efetuada a candidatura, os candidatos ao apoio terão acesso a uma lista de empresas de obras, podendo solicitar junto destes orçamentos para levar a cabo as as devidas reformas nas habitações. Informe-se no site Fundo Ambiental.

 

Voltando às dicas que o ajudarão a respeitar mais o meio ambiente e a poupar energia em casa, mais abaixo deixaremos algumas.  Verá como no final do mês, o seu bolso agradece já que ao ter conseguido poupar energia em casa, a sua fatura chegará mais barata.

 

 

Dicas para poupar energia e cuidar ambiente

 

Apostar num bom isolamento térmico

 

Não lhe vale muito usar a energia renovável ou tomar outras medidas se a sua casa não for bem isolada e tiver fugas de calor e frio. Confirme se as paredes e janelas estão com o isolamento a funcionar bem ou precisa ser substituído.

 

O bom sistema de isolamento permite uma poupança anual de energia de 16 milhões de toneladas a menos de gases emitidos na atmosfera. Num período de mais de 60 anos, essa solução significaria uma redução nas emissões de mais de 110 milhões de toneladas de CO2 e 35 bilhões de litros de gasóleo para aquecimento.

 

Adquira, sempre que possível eletrodomésticos classe A de eficiência

 

Quando for comprar eletrodomésticos, deve certificar-se que a etiqueta energética é a da classe A. Verá como os consumos de energia vão baixar.

 

A Comissão Europeia, responsável pela criação das classes energéticas, informou que os aparelhos eficientes ajudam a poupar cerca de 490 euros por ano em eletricidade, reduzindo os riscos que oferecem ao planeta.

Saiba que deve priorizar a compra de frigoríficos, máquinas de lavar, televisão, máquinas de lavar louça, fogões e vitrocerâmicas, já que são os grandes consumidores de energia na sua casa

 

Contrate a potência elétrica ideal

 

Cada casa tem determinadas necessidades energéticas, pelo que, a potência instalada para cada lar varia. Deve confirmar se a potência que tem contratada é a ideal. Na maioria das vezes, estamos a pagar por uma potência que nem precisamos.

 

Forneça as leituras  do contador ao seu fornecedor de energia

 

Pode evitar as contas muito altas e com valores estimados. É importante que regularmente faculte a leitura do contador ao seu fornecedor de luz. É uma maneira de controlar o seu gasto e de poupar dinheiro todos os meses. Só assim vai evitar pagar por consumos que ainda não fez. Normalmente deve contactar a sua empresa, indicando o seu CPE (código ponto de entrega) e facultar a leitura desse contador.

 

Apague sempre as luzes e evite o Stand By

 

É certo que isto é óbvio, mas muitas vezes chegamos em casa, nem damos conta que deixamos as luzes acesas nas divisões da casa que passamos ou quando saímos de casa e o computador e a televisão ficam em modo espera (stand by). Isto é o que se chama consumo fantasma, e embora pareça inofensivo, contribui bastante para o aumento da fatura da luz.

 

Troque lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo LED

 

Elimine as lâmpadas incandescentes e troque-as por lâmpadas de baixo consumo de energia ou lâmpadas LED. Estas últimas podem até ser um pouco mais caras, mas devido ao seu baixo gasto de energia, as contas de energia irão baixar também.

POR: Selectra Portugal




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
1266 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE




Listagem de entidades de: 0