Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Porto: Um Lugar de Encantos no Norte de Portugal

Porto: Um Lugar de Encantos no Norte de Portugal

Publicado em: 2023-06-16

 

 

Canva, by SeanPavonePhoto

 

Neste artigo, tenta-se um percurso entre cinco dos melhores sítios da cidade que atrai milhões de novos visitantes e milhares de novos habitantes todos os anos e cuja permanente requalificação anda de braço dado com a afirmação de uma orgulhosa identidade nortenha.

 

Baixa

A Baixa do Porto, outrora decrépita e com evidentes sinais de desleixo urbano, é agora um fervilhante e atraente centro histórico e de visita obrigatória para moradores e turistas.

A zona mais característica da cidade conheceu, na última década, uma pujante dinâmica do mercado de arrendamento, sobre o qual poderá saber mais aqui, e que recuperou os edifícios da Baixa e a transformou numa zona de comércio, habitação e serviços, que deu um novo pulsar ao coração da cidade.

Nenhuma visita à capital do Norte é digna desse título sem um passeio pela mítica Avenida dos Aliados, uma ida à elegante tradicional estação de São Bento ou uma subida à Torre dos Clérigos, num percurso com fim e mesa marcada num dos muitos e bons restaurantes de francesinha das ruas da Baixa.

 

Ribeira

Ainda parte integrante do centro histórico e a pouco mais de um quilómetro de distância da Avenida dos Aliados, a Ribeira é um dos mais icónicos lugares portuenses.

Símbolo da identidade de uma cidade e de um povo e de um rio que é parte integrante de ambos, o Cais e a Praça da Ribeira constituem uma pitoresca e agradável zona ribeirinha, com um enquadramento perfeito entre o rio, a ponte e a colorida e iconoclasta arquitetura dos edifícios do século XVIII que lhe compõem o postal.

Para os mais intrépidos viajantes, a sugestão é a de conhecer as labirínticas ruas da Ribeira. Para os mais aventureiros, é também um extraordinário espaço de bares e restaurantes, que ganha ainda mais vida assim que o sol se põe.

 

Douro

Junto ao Douro, é hora de se deixar envolver pelo rio. Atravessar a pé a ponte D. Luís, ponto de referência do Porto, e tirar umas fotografias panorâmicas a meio do tabuleiro com este cenário idílico como fundo é praticamente irresistível. 

Do lado de lá, em Vila Nova de Gaia, dar um passeio pela Serra do Pilar e descer às caves do Vinho do Porto para uma experiência de degustação de vinhos única é praticamente inevitável.

Outra das opções mais populares para usufruir dos deslumbrantes cenários do Douro é a de fazer um passeio de barco pelo rio. Diferentes operadores não faltam e as experiências existem para todos os gostos, com ou sem prova de vinhos, num barco rabelo ou num mais moderno. A escolha é sua.

 

Serralves

Voltando à margem do Porto, e fazendo um desvio de cerca de cinco quilómetros em direção à freguesia de Lordelo do Ouro, surge, totalmente dissimulado na paisagem urbana, o Jardim, Parque e Museu da Fundação de Serralves.

A quinta, com 18 hectares, é um conglomerado de espaço verdes que portuenses e visitantes utilizam para os mais diversos fins e que incluem belíssimos jardins, intrincadas matas e uma tradicional quinta com diversos animais. Desde 2019, porém, a grande atração dos jardins de Serralves é o Tree Top Walk, um passadiço construído ao nível da copa das árvores.

Se, além de caminheiro, for também um amante de arte, Serralves tomar-lhe-á um dia inteiro de visita. Arquitetonicamente integrado na paisagem verde de Serralves, surge um dos mais importantes e fascinantes museus de arte contemporânea de todo o país. O Museu de Serralves, cujo edifício assinado por Álvaro Siza Vieira é, por si só, um marco da arquitetura, tem uma preenchida agenda cultural e é paragem obrigatória para qualquer visitante da Invicta.

 

Uma Ideia, Dois Estádios

A quinta sugestão não é um sítio, mas uma ideia, e pode ser vivida em dois lugares diferentes.

A cidade é conhecida pelo seu extraordinário apego ao futebol. Fórmula, por vezes suprema, de afirmação cultural e identitária, o amor aos clubes do Porto é determinante para as gentes tripeiras.

Depois de uma tranquila visita ao coração da cidade e de uma relaxante sugestão cultural e bucólica, é hora de maior agitação e de uma tomada de pulso às emoções dos portistas. O quinto encanto da cidade podia ser muita coisa, mas acaba por ser o mais autêntico: assistir a um jogo das duas principais equipas do Porto, Porto ou Boavista.

Seja no Estádio do Dragão, ou no do Bessa, terá a oportunidade de sentir aquilo que é ser filho desta região e ter orgulho nisso, com muita emoção, nervos e palavrões à mistura. Mesmo que tenha o seu clube. Mesmo que seja um rival. 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
571 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE