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Alerta: SMS fraudulentas enviadas em nome do Continente

Alerta: SMS fraudulentas enviadas em nome do Continente

Publicado em: 29-11-2018

A marca Continente emitiu um comunicado a alertar para uma tentativa de Fraude através do envio de mensagens SMS

Se recebeu uma SMS em nome do Continente com referência a um sorteio de códigos-postais, tenha atenção, porque foi vítima de uma tentativa de fraude.

Recomendamos que não clique em nenhum link e apague essa mensagem.

As mensagens que têm sido enviadas com o remetente Continente informam que os destinatários são os vencedores de um sorteio de códigos-postais e apresentam um link no qual o vencedor deve clicar para saber mais sobre o prémio e o concurso. O link encaminha para uma página falsa.


Caso tenha recebido uma SMS do Continente com o resultado de um sorteio e/ou oferta de um prémio. O que deve fazer?

Suspeite sempre de mensagens que aliciem à obtenção de prémios ou dinheiro fácil, pois tratam-se de ataques informáticos conhecidos como phishing. Nestes casos:

. Ignore a mensagem;
. Não responda;
. Não clique em nenhum link nem abra nenhum ficheiro;
. Não forneça quaisquer dados pessoais ou confidenciais (nome, morada, passwords, número de identificação fiscal, número de telemóvel, número de cartão de crédito, entre outros);
. Partilhe o sucedido com o Serviço de Apoio ao Cliente da marca Continente
. Denuncie a situação às autoridades competentes, apresentando uma queixa na PSP ou GNR.

 

O que é o phishing?

Phishing é um ataque informático tipicamente realizado através de correio eletrónico ou websites, mas que tem vindo também a ser concretizado via SMS, mensagens de chat e publicações nas redes sociais, cujas mensagens enviadas se mascaram com remetentes, imagens e elementos gráficos semelhantes aos oficiais, para extrair dos utilizadores dados pessoais e financeiros, com objetivos maliciosos. As mensagens enviadas por estes remetentes falsos incluem normalmente um link para um portal ou website também falso, que tem como único objetivo capturar dados pessoais e confidenciais dos utilizadores, para uso indevido.

Informações confidenciais como nomes de utilizador, passwords, detalhes de cartões de crédito, números de telemóvel, entre outros, são alguns dos dados que se conseguem obter por esta via e que, posteriormente, poderão ser usados, por exemplo, para efetuar transações comerciais não autorizadas pelos utilizadores.

 

Como me posso proteger do phishing?

Suspeite sempre de mensagens ou comunicações onde lhe seja pedida informação pessoal e confidencial. Analise sempre de forma atenta quaisquer propostas recebidas por estes meios, que aliciem à obtenção de prémios ou dinheiro fácil. É igualmente importante estar atento aos endereços dos websites para onde essas comunicações o encaminham.

Desconfie do propósito ou conteúdo da mensagem. Por exemplo, se receber uma mensagem urgente a solicitar dados pessoais e confidenciais (nome, morada, passwords, dados de identificação fiscal, número de cartão de crédito) ou se receber uma oferta, promoção ou desconto pouco habitual, opte por não responder e ignore totalmente esse conteúdo. Em caso de suspeita, não clique em nenhum link, não abra nenhum ficheiro nem preencha nenhum formulário, em páginas de origens desconhecidas ou de propósito estranho.

 

Tenha sempre muita atenção quando receber um email ou uma sms com conteúdos e links duvidosos.

Para mais informações sobre este alerta, consulte aqui a página oficial de segurança da Marca Continente

Ajude a evitar estas fraudes, partilhe esta informação.

 



Autoria:

PNMF




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