Igreja paroquial quinhentista, de três naves. Talha do altar-mor em estilo nacional e azulejos na capela-mor da Escola de Lisboa do ciclo dos grandes mestres, próximo ao estilo de Valentim de Almeida. Cobertura em tectos de caixotões. Possui vestígios de azulejaria hispano mourisca do séc. 16.
Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa, sacristia, anexo e torre sineira. Volumes de disposição na horizontal, à excepção do volume da torre sineira e alguns anexos, de disposição na vertical. Cobertura em telhado de uma, duas e três águas. Fachada principal orientada a O. com três panos limitados por pilastras encastradas na parede e pintadas. No pano central, uma porta de duas folhas com lintel recto com frontão angular, em cujo tímpano se destaca um registo da padroeira encimado por janela com lintel em arco abatido e lápide. O pano do lado esquerdo corresponde ao volume da torre sineira com vão, onde se localiza um sino. Pilastras rematadas por pináculos. Remate em empena angular encimada por cruz latina na nave e cornija com cobertura piramidal na torre sineira. Fachada N. rasgada por uma porta de duas folhas e três janelas de rampa na nave. Na sacristia, duas janelas gradeadas de duas folhas e uma porta. No anexo, dois postigos gradeados. Remate da fachada em beiral. Fachada E. com uma janela gradeada no anexo e uma janela de duas folhas na sacristia. Remate em empena na capela-mor e beiral nos restantes corpos. Fachada S. rasgada por uma janela gradeada na capela-mor. Volume da sacristia com uma janela gradeada e uma janela em alumínio. No volume da nave, uma porta de duas folhas e três janelas de rampa. Os restantes têm lintéis rectos. INTERIOR de três naves definidas por três colunas coríntias sobre plintos quadrangulares. Piso em parquet de madeira e tijoleira, existindo algumas sepulturas brasonadas. Lambrim em azulejo. Tecto tripartido com caixotões pintados com cenas do Antigo Testamento. Coro-alto em madeira com guarda-vento. Adossado a uma coluna do lado do Evangelho, púlpito em xisto. Nas paredes laterais, dois retábulos com tribunas com arcos de volta perfeita, assentes em impostas salientes. Ladeando o arco triunfal com impostas salientes e lintel em arco perfeito, dois retábulos. Capela-mor com piso em madeira, paredes revestidas a azulejos e tecto em abóbada de berço com caixotões pintados. Retábulo-mor em talha dourada.
Materiais
Xisto, telha marselha, alumínio, reboco, madeira, madeira exótica, granito polido, azulejos, ferro forjado.
Observações
*1 - o Padre não autorizou que se fotografasse o interior. *2 - supõe-se que as colunas da nave que terão pertencido à antiga Igreja fundada pela Ordem do Hospital, no lugar do Mosteiro.