Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Chafariz do tipo centralizado, composto por tanque lobulado, com coluna central, rematada em pináculo em forma de campânula, encimado por bola, contendo duas bicas. Chafariz ostentando as armas da cidade na face frontal, o único elemento decorativo que ostenta.
Chafariz em mármore, composto por tanque lobulado, de faces galbadas e com bordo saliente e chato. Ao centro, coluna de base quadrada de vários ressaltos estreitando até ao fuste, também com secção quadrada com chanfra nas arestas, rematando em forma de campânula encimada por bola. Apresenta duas bicas salientes, rectangulares e com os ângulos curvos. Na face frontal, cartela recortada contendo o escudo da cidade, encimado por coroa de louros e possuindo a data "1894". As armas são formadas por um castelo de duas torres.
Materiais
Estrutura em mármore de Estremoz.
Observações
*1 - DOF: Construções setecentistas e chafariz do Largo Vinte e Oito de Janeiro; classificação conjunta com a Casa no Largo Vinte e Oito de Janeiro, n.º 8-10 (v. PT041214080189), com a Casa no Largo Vinte e Oito de Janeiro, n.º 1-3 (v. PT041214080190) e com o Edifício no Largo Vinte e Oito de Janeiro, n.º 4 (v. PT041214080191).