Portal de Cidadania

Edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto

Edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto

O ponto de interesse Edifício da Biblioteca Pública Municipal do Porto encontra-se localizado na freguesia de Bonfim no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Arquitetura religiosa de origem setecentista. Convento franciscano do qual se conservam as dependências conventuais e o claustro que funciona como elemento de ligação entre os vários corpos. INTERIOR composto por diversas salas, algumas intercomunicantes, outras com acesso através de corredores de circulação, com acesso entre pisos através de escadarias de granito. O convento de Santo António foi o ultimo convento a ser construido na cidade do Porto.

Dependências conventuais e claustro que funciona como elemento de ligação dos vários corpos. Volumes com coberturas homogéneas em telhados de duas e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com os elementos estruturais em cantaria. Fachada Principal voltada a O., desenvolvida em dois pisos separados por friso de granito, mezanino e aproveitamento do telhado, percorrida por embasamento escalonado, de granito, e rematada por cornija também de granito, sobreposta por friso e beiral saliente. É rasgada no primeiro registo por dezasseis janelas de guilhotina, em arco abatido, com moldura de granito, e ao centro por portal principal, também em arco abatido, envolvido por moldura de granito sobreposta por tabela recortada, que se entende até ao friso. No segundo registo é rasgada por oito janelas de sacada, de verga reta, com portas de duas folhas e bandeira, moldura de granito sobreposta por friso e cornija, protegidas por guarda de ferro forjado. Sobre as janelas de sacada, abrem-se em igual número, pequenas janelas de duas folhas, formando quadricula, com moldura retangular simples. Sobre o telhado seguem-se sete janelas em mansarda, com cobertura de duas águas. Fachada lateral esquerda dividida em três panos, sendo o da esquerda rematado por friso e frontão triangular, coroado por plinto e rasgado por portal em arco abatido, sobreposto por janela de sacada, de verga reta, com moldura de granito rematada por frontão triangular e janela de verga reta com moldura simples. O pano central apresenta duas janelas no piso térreo, seguidas de duas janelas de sacada e duas janelas de linguagem semelhante às da fachada principal; pano lateral direito rasgado por três janelas em arco abatido no primeiro registo, três janelas de sacada no segundo registo e três janelas de verga reta e moldura simples no terceiro registo. Claustro de planta retangular, desenvolvido em três pisos, sendo o piso térreo percorrido por arcaria de granito em arcos de volta perfeita, intercalados por pilares de granito, de secção quadrangular. INTERIOR do edifício composto por diversas salas, algumas intercomunicantes, outras com acesso através de corredores de circulação, com acesso entre pisos através de escadarias de granito.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito rebocada e pintada; embasamento, cunhais, frisos, molduras dos vãos, cornijas, frontões pilares, sacadas e escadarias em cantaria de granito à vista; pavimento do claustro em lajes de granito; lambril do claustro cem azulejos decorativos; pavimento dos pisos em madeira; azulejo nos sanitários; portas e janelas em madeira; portas e janelas com vidro simples; estrutura da cobertura de madeira revestida a telha.

Observações

EM ESTUDO. A norte do edifício conventual encontrava-se a igreja que foi demolida.