Albergaria medieval e hospital quinhentista, de planta quadrangular irregular, incluindo dois pisos com diferenciação funcional e integrando pátio descoberto. Acesso ao pátio através de arco pleno. Escada externa de lanço único paralelo à parede, lançada a partir do pátio e para serventia do piso superior. Vãos de lintel recto sem moldura, com friso reentrante ou com os elementos estruturais biselados. Cornija com gárgulas decoradas. *3
Edifício de dois pisos e com planta quadrangular irregular, incluindo um pátio descoberto, também quadrangular. A cobertura é homogénea com telhado de 3 águas. Na fachada principal, orientada a S., destaca-se o portal em arco pleno de acesso ao pátio. Este portal é encimado por um nicho, assente sobre 1 inscrição quase ilegível, contendo a imagem de Santo António *1. Ao lado, abrem-se duas janelas de guilhotina alinhadas verticalmente, de lintel recto e emolduradas com friso reentrante. Trata-se da única fachada rematada com cornija, exibindo duas gárgulas, uma antropomórfica e outra zoomórfica *2. No alçado O. observam-se três janelas de lintel recto sem moldura, enquanto os restantes alçados são cegos. No ângulo SE. do pátio existem ainda as fundações de uma construção secundária, vendo-se em frente do arco a porta de acesso à antiga cozinha, um compartimento independente e com um só piso. A construção apenas apresenta dois pisos na ala O., onde se rasgam, a níveis diferentes, três portas com ombreiras e lintel biselados, duas das quais de acesso às lojas. O acesso ao andar é feito através de um lanço de degraus exteriores, paralelo à parede e com patamar simples. No interior a compartimentação de ambos os pisos é bipartida.
Materiais
Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo
Observações
*1 A imagem parece ser de granito amarelo de grão muito fino e perdeu já parte da mão que segurava o Menino *2. A tradição oral e lendária situa neste edifício a residência de D. Lôpa ou Dama Pé-de-Cabra, identificando a cabra na gárgula zoomórfica e o Diabo na gárgula antropomórfica *3. O facto do acesso ao interior ser feito através de um pátio sugeriu a classificação de "casa fortaleza" ( RODRIGUES, 1979 ).